sábado, 21 de julho de 2012

Nosso blog no Simpósio Internacional de História Pública - USP: levando um pouquinho da nossa história para além das fronteiras do Rio de Janeiro!

Professores Claudia Costa e Nilson Henrique, logo após o
credenciamento no Simpósio Internacional de História
Pública - USP.
Inscrição feita e aceita pela comissão organizadora do evento, aguardávamos com grande animação, a oportunidade de apresentar um pouquinho do nosso trabalho para a comunidade acadêmica que se reuniria em São Paulo para o Simpósio Internacional de Histórica Pública.  Esse evento, uma iniciativa pioneira no Brasil, organizada pelo Departamento de História da USP, forneceu ocasião para a discussão de um aspecto cada vez mais em evidência no âmbito da produção historiográfica: a História Pública.  
Mesa Redonda com os professores:
Marieta Moraes (UFRJ/FGV),
MaurícioParada (PUC-RJ) e Ulpiano 
Toledo (USP), mediada pela 
professora Heloísa
Barbuy (USP).
De acordo os debates ocorridos durante os cinco dias de evento, percebemos que a História Pública busca dar conta de uma crescente demanda dialética, estabelecida entre a academia e o público geral, pela socialização da produção historiográfica.  Em outras palavras, trata-se de discutir os métodos para publicizar a história, romper as barreiras impostas pelos "muros da academia" e propor maneiras de levar a história produzida lá, nas graduações e pós graduações do país, para um público mais amplo.  A proposta, no entanto, se torna mais ambiciosa, na medida em que busca estabelecer um diálogo entre academia e esse público mais amplo, no intuito de produzir iniciativas nessa área.
Mesa Redonda com os professores:
Olga  Rodrigues (UNICAMP), Juniele
Rabelo (UFF), que mediou o debate,
Ana Mauad (UFF) e Paulo Garcez
(Museu Paulista, USP). 
Assim sendo, certos de que nossa proposta de trabalho, representada pelo nosso blog Memória e Patrimônio de Queimados, vem de encontro a essa premissa, participamos dos debates e agregamos muitas novas ideias ao nosso projeto inicial.  Nesse sentido, o evento foi instigante, mais uma vez, ao trazer professores de diversas universidades do Brasil e do exterior, que trabalham com pesquisas ou iniciativas ligadas à História Pública.  Percebemos que esse é um campo de amplas possibilidades mas ainda pouco explorado pelas instituições brasileiras de pesquisa e ensino.  Ao longo da semana, foram expostos os resultados, finais ou mesmo parciais, de pesquisas e sugeridas atividades que buscavam dar conta do preenchimento dessas lacunas.
Na noite de quinta-feira, às 18:30h, começou, na Sala Caio Prado Jr.,  a Sessão Temática nº 22, intitulada "A história e seus acervos digitais."  Nela, cinco trabalhos inscritos e, entre eles, o nosso blog.  A sessão começou, com a exposição do trabalho da mediadora, a Professora Mestra Simone Silva Fernandes (CEDIC/PUC-SP).  Ao longo de sua fala, a professora Simone mostrou um pouco dos projetos desenvolvidos pelo Centro de Documentação e Informação Científica (CEDIC), entidade mantida pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).  Tais projetos visam divulgar o acervo do CEDIC por meio de mostras virtuais, bem como pensar o uso das novas tecnologias de informação e comunicação na conservação dos arquivos e na produção de conhecimento.  Para aqueles interessados nesse trabalho, deixamos aqui o link para acessar o site do CEDIC/PUC-SP:  http://www.pucsp.br/cedic/
Começa nossa apresentação...
A sessão continuou, com a apresentação da Doutoranda Marcela Fogagnoli (Fiocruz), que expôs um pouco do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Brasil Republicano - Pesquisadores em História Cultural e Política (BR-PEHCP), por meio do site http://brasilrepublicano.com.br, concebido com o patrocínio da FAPERJ e coordenado pelo professor Doutor Jorge Ferreira (UFF).  Tal espaço virtual disponibiliza farto e interessantíssimo material para professores e demais pesquisadores desse período da história brasileira.  Com uma interface acessível, o site fornece dados preciosos em uma linha do tempo, indica links e atividades didáticas, assim como mantém o leitor informado sobre os principais eventos que estão ocorrendo pelo Brasil.
Na terceira apresentação, o pesquisador Lucas Mation (IPEA) mostrou um pouco do trabalho desenvolvido  no projeto Memória Estatística do Brasil, coordenado pelo professor Eustáquio José Reis (IPEA) e que visa a recuperação, preservação e digitalização de obras sobre economia, finanças, política, administração, demografia, condições sociais e sanitárias do Brasil no século XIX e na primeira metade do século XX.  O material digitalizado pode ser acessado no site http://memoria.nemesis.org.br/.  O projeto é fruto de uma parceria firmada, inicialmente, entre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e a Biblioteca do Ministério da Fazenda no Rio de Janeiro (BMF/RJ).  Porém, desde o início desse ano, conta também com a participação do Internet Archive, que tem contribuído significativamente para agilizar e otimizar o processo de digitalização e, portanto, preservação de tal acervo.
Professores Nilson Henrique e Claudia Costa expõe as principais atividades
do blog: memória e história de Queimados na rede. 
Com a ausência da quarta apresentação, encerramos a sessão, apresentando um pouquinho de Queimados. Inserida no bojo da contemporaneidade, onde tudo parece se transformar contínua e rapidamente, a criação do blog Memória e Patrimônio Histórico de Queimados busca aproveitar a explosão constante de novos meios midiáticos, como a internet, para publicizar a história dessa cidade.  Nossa proposta visa contribuir para instituir o debate acerca das memórias e das histórias da população queimadense, bem como instigar sua maior participação política.  De tal forma, consideramos que os resultados atingidos até a presente data, por meio desse blog, e que foram expostos durante nossa participação nesse simpósio, têm atuado significativamente, para a valorização da Baixada Fluminense e para articulação das histórias local, regional e nacional, no contexto do tempo presente. Oportunamente, salientamos ainda que esse papel político e social, representado pelo blog, integra agora uma proposta mais abrangente que, esperamos, vá culminar na defesa da dissertação de mestrado da Professora Claudia Costa, sob a orientação da Professora Doutora Márcia de Almeida Gonçalves (UERJ).
Finalizando nossa apresentação,
demonstramos a página do blog.
Ao fim do evento, nos despedimos de São Paulo com a certeza de que demos um importante passo para o reconhecimento dos nossos esforços, ao mesmo tempo que percebemos o quão longo e desafiador é o caminho a ser percorrido.




Acompanhe-nos também pelo Facebook: http://www.facebook.com/patrimonio.queimados.  As demais fotos, tiradas durante nossa participação no Seminário Internacional de História Pública, estão por lá!