O blog

Esse é um espaço criado em 2010, inicialmente para a divulgação do Seminário de Memória e Patrimônio Histórico. Esse evento surgiu em face da demanda inaugurada quando, buscando analisar o processo de formação do Município de Queimados – RJ, começamos a registrar, por meio da coleta de depoimentos orais, as histórias de vida dos moradores, em seus variados graus de participação política. A partir de então, uma gama considerável de possibilidades de pesquisa e divulgação da história dessa cidade se impôs. 
Diante dessa repercussão, o blog Pesquisa, Memória e História de Queimados passou a se dedicar, também, à divulgação parcial dos resultados dessas entrevistas, bem como de iniciativas ligadas às pesquisas e ao ensino da História Local, bem como ao reconhecimento e apropriação do Patrimônio Cultural de Queimados e da Baixada Fluminense. 
Paralelamente, verificamos que esse espaço virtual tem contribuído para uma maior participação política da população da cidade, na medida em que suscita o debate e a interação daqueles que, ao acessar a página, se identificam com as narrativas expostas e se dispõe a compartilhar suas próprias memórias. Consideramos que tais resultados têm contribuído significativamente para a valorização da História da Baixada Fluminense, região que ao longo do século passado, teve sua imagem atrelada a estigmas de violência e atraso. 
Dessa forma, sejam todos bem vindos a esse blog!



Profª. Claudia Costa
Prof. Nilson Henrique

4 comentários:

  1. aonde posso encontrar mais sobre queimados

    ResponderExcluir
  2. aonde posso encontrar mais sobre queimados

    ResponderExcluir
  3. Como faço para comprar esse livro:
    queimados imagens de uma cidade em construção

    ResponderExcluir
  4. Agradearia receber informações sobre o histórico de vida da Professora Scintila Exel . Residente em Queimados nos anos 1940. Hoje existe uma escola que leva o seu nome. Atenciosamente Roberto Exel

    ResponderExcluir