Chegando ao local do evento, na companhia da professora Juçara Mello (LEEHPaC/PUC-Rio) |
A proposta democrática e plural do GD se evidenciava na filiação institucional de seus coordenadores, mesclando saberes construídos na universidade e a prática na Educação Básica, não se restringindo à área de história. A composição dos inscritos também evidenciava a proposta do grupo de discussão, ao abrir espaço para a participação de
pesquisadores graduandos ou recém-graduados a doutores e pós-doutores com pesquisas referenciais na área. Por fim, o formato adotado pelo evento trouxe inovação, na medida em que não houve a apresentação individual de trabalhos. Os coordenadores de cada GD elaboraram um texto referência/síntese de todos os trabalhos inscritos. Esse texto foi o norteador das discussões e foi disponibilizado no site e no Caderno de Programação e Resumos, que todos os participantes receberam quando do credenciamento.
Os coordenadores do GD: da esq. para a dir., professores Lana, Lívia e João Carlos. |
Assim, entre os dias 19 e 20, nosso grupo debateu as potencialidades de iniciativas fundadas nos rastros de memórias marcados em diversos suportes da cidade. Nessa perspectiva, interessava-me discutir as contribuições possíveis de uma análise historiográfica da cidade para o ensino da história local. Dentre os trabalhos inscritos no GD, a pesquisa do mestrando Rafael Nascimento da Silva, da Universidade Estadual de Londrina, chamou a atenção por propor a análise da emancipação política do município de Tamarana, que se desmembrou de Londrina na década de 1990. Ao ouvir a exposição do pesquisador, pude refletir um pouco mais sobre as escolhas teóricas da pesquisa e pudemos compartilhar impressões, angústias e bibliografias referenciais, uma vez que podemos inserir no mesmo contexto, as emancipações políticas de Tamarana e Queimados.
Ao final do evento, a sensação de dever cumprido, advinda das trocas oportunizadas pelo contato com pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no âmbito do ensino de história por pesquisadores estabelecidos em diversas instituições do Brasil e América do Sul.
Ao final do evento, a sensação de dever cumprido, advinda das trocas oportunizadas pelo contato com pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no âmbito do ensino de história por pesquisadores estabelecidos em diversas instituições do Brasil e América do Sul.
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Sensação do dever cumprido! |
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