domingo, 28 de novembro de 2010

Mais iniciativas ganham corpo: construindo a Memória da Ilha do Governador

Em mais uma reportagem do Jornal Extra, nesse domingo (28/11), a questão do resgate da Memória local foi posta em evidência.  A repórter Monique Vasconcelos divulgou, em coluna intitulada "Mémoria resgatada em blogs e fotoblogs - aposentados da Ilha narram a história do bairro na internet"*, a iniciativa de dois aposentados, Jaime Moraes e Álvaro Botelho.  Eles criaram fotologs (fotolog.terra.com.br/ilhadogovernador e fotolog.terra.com.br/ilhahoje) para divulgar e, principalmente não deixar morrer, a memória do bairro carioca. 

Nesses espaços virtuais, Jaime e Álvaro criaram um ambiente para debate, comentários e postagens sobre os lugares históricos e de memória desse bairro singular.  Os fotologs também são abertos às contribuições de moradores ou afins, que possuam fotografias antigas ou saibam histórias sobre o lugar e que desejem participar dessa iniciativa.  Segundo Jaime: "Cada escola devia procurar recuperar, por meio de imagens, a história do bairro."  Álvaro conclui: "O legal é ver o 'hoje' e o 'ontem' de cada fotografia."
Da mesma forma que o nosso blog, a ideia é fomentar o debate e despertar o interesse dos próprios moradores sobre a história do local onde nasceram.  Para tanto, assim como os companheiros da Ilha do Governador, contamos com o apoio e a colaboração das pessoas que viveram ou vivem em Queimados, para a formação de um banco de imagens e dados sobre nossa história.  Resgatando essa consciência, valorizando nossa identidade, podemos pensar nos cidadãos, sem dúvida mais críticos, que estamos formando para o amanhã...
Queimados comemora o carnaval de 1958















Carnaval no Queimados F.C.:
um dos signos da identidade local




















*A reportagem sobre os fotologs da Ilha do Governador está disponível na edição de 28/11/2010 do jornal Extra.




5 comentários:

  1. Bom dia,

    Vi seu comentário no fotolog do Jaime sobre a Ilha do Governador. É muito bom ver que existem mais pessoas empenhadas no resgate da memória das cidades. Parabéns pela iniciativa.

    Alvaro Botelho
    http://fotolog.terra.com.br/ilhahoje

    ResponderExcluir
  2. excelente trabalho!doi até no fundo do coração tanta saudade daquela epoca. Ainda falta muitas fotos;fazenda fanchen,praça dos eucaliptos.. e outras coisas mais. muito bom. Parabens aos criadores..

    ResponderExcluir
  3. Fátima F Peixoto
    Gosto muito dessa cidade e aprendi a respeitá-la,pois foi aqui que me tornei profissional da educação,apesar de residir em Nova Iguaçu.
    Trabalho, faço compras ,amigos, ou seja, minha vida é aqui.
    Visitei este site rapidamente e quero parabenizar aos empreendedores.São iniciativas como essa que transformam uma sociedade.
    Queimados evoluiu muito a partir da emancipação e me orgulho de pertencer a tal povo!

    ResponderExcluir
  4. Galera, se vocês derem uma olhadinha com mais calma no blog encontraram algumas imagens do antigo laranjal da fazenda "fanchen".
    Parabéns aos criadores do blog!!!
    Bela iniciativa.
    Claudio Honório

    ResponderExcluir
  5. Blog mt bom. É um bom começo para criarmos um acervo rumo a um Museu com a história da cidade.
    Vamos buscar as famílias mais antigas de nossa cidade e conseguir fotos que podem enriquecer esse acervo. A prefeitura deveria criar uma secretaria formada por historiadores do município e empenhados nessa missão.
    Nelson Costelha, morador de Queimados desde 1976

    ResponderExcluir