segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Queimados, o nascer de um município: com a palavra, Dr. Jorge, o primeiro prefeito!

No último sábado (19/02/2011), fomos muito bem recebidos pelo primeiro prefeito da cidade, o Dr. Jorge, para mais uma entrevista que visa contribuir para o resgate da História da cidade de Queimados.
Durante o tempo transcorrido ao lado do Dr. Jorge, viajamos no tempo até a década de 1950, quando, de acordo com o nosso entrevistado, já havia vozes que defendiam a necessidade de emancipação de Queimados (então Segundo Distrito de Nova Iguaçu). Além das questões políticas e/ou econômicas, essas discussões extrapolavam para um inusitado campo de disputa: o futebol! Ainda segundo o Dr. Jorge, eram comuns as polêmicas em torno de possíveis favorecimentos ao time iguaçuano, em detrimento do scratch do Queimados Futebol Clube. Nessas ocasiões, os ânimos se exaltavam e as reivindicações pela autonomia do local se tornavam ainda mais veementes...


Time de base do Queimados F.C., no período citado pelo Dr. Jorge.

Da década de 1950, passamos à emancipação de fato, já nos anos 90. No bojo da reabertura política e da promulgação da Constituição de 1988, foi organizado o movimento que tornou realidade o projeto há tanto tempo acalentado: a emancipação de Queimados. Na perspectiva de personagem privilegiado dessa História, Dr. Jorge narrou-nos, com riqueza de detalhes, as expectativas e as dificuldades enfrentadas no recém criado município. Sob esse aspecto, o entrevistado chamou nossa atenção para o esforço e compromisso da maior parte da população queimadense que, segundo ele, contribuiu imensamente para o estabelecimento da recém empossada administração municipal, por meio de expressiva arrecadação fiscal e apoio às variadas ações empreendidas pela prefeitura. Entre tais ações, destacaram-se as reformas de várias escolas da rede, dragagem de rios, melhorias nas principais artérias que cortam a cidade e políticas de incentivo fiscal para as indústrias interessadas em se estabelecer no Distrito Industrial, um dos ícones que sustentaram os discursos pró emancipação.
Ao final de nosso bate papo, ficou a sensação de que ainda temos um longo e instigante caminho a percorrer. Porém, temos também a certeza de que contaremos com o interesse e a disponibilidade de muitas pessoas que foram artífices dessa História e que nos ajudarão a resgatá-la e escrevê-la.

8 comentários:

  1. É grandemente louvável, esta iniciativa de entrevistas com personagens históricos deste mun icípio tão querido, como é o nosso Queimados! Tenho a ousadia de dizer "nosso", pois o escolhí há 29 anos, como meu endereço residencial e de trabalho! É louvável porque o tempo passa, os fatos vão se apagando da memória e somente uns poucos, guardam para sí, só os revelando quando estimulados por alguém interessado neste resgate! Parabéns pela belíssima iniciativa! Que em outros municípios, haja esta vontade de divulgar sua história!

    ResponderExcluir
  2. DR JORGE ESQUECEU DOS TRICAMPEÕES DE JUVENIL DE 1971 A 1973 DO QUEIMADOS FC, QUE TINHA MONTEIRO, CACARECO, TEOFILO, BONECO, ELOIH, RATINHO, JAIR BORRACHA, JORGE BORRACHA, GOIM, BIDICO, RUBINHO, CACAI, PAULO CABEÇA, JOEL PEREIRA.

    ResponderExcluir
  3. ESTE TIME E O DO AMERICA FOI CRIADO EM HOMENANGEM AO SAUDOSO ZE BAIANO QUE FOI UM GRANDE AMERICANO E FOI GRANDE CABECIADOR.
    ESTE TIME ERA MONTEIRO DEMIRO C.KLENGEN JORGE CORREIA
    VARCIR RICARDO JORGINHO GEGE RATINHO CESAR J.CARLOS
    ESTE FOI O AMERICA EM HOMENANGEM AO ZE BAIANO
    NAO FOI O TIME DO QUEIMADOS COMO FOI DITO PELO DR JORGE.

    ResponderExcluir
  4. Ficamos contentes dessa postagem estar recebendo tantos comentários! Agradecemos às preciosas informações prestadas pelo Sr. Jair e aproveitamos para esclarecer que as fotografias anexadas ao corpo do artigo são meramente ilustrativas, posto que o Dr. Jorge mencionou somente as discussões pró emancipação, que ocorriam até mesmo no âmbito do futebol, desde fins da década de 50.
    Esse artigo representa apenas uma pequena parte da entrevista (que foi muito longa), durante a qual o Dr. Jorge não mencionou nada específico sobre as referidas fotografias, às quais ele sequer teve acesso no dia.
    Outrossim, faremos as alterações necessárias na postagem, com base nas retificações feitas pelo Sr. Jair.
    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  5. jair trindade dos santos1 de abril de 2011 às 18:37

    quando ser falar em queimados futebol clube tem que falar . no eterno presidente jose de sousa conceiçao cocão. se não fosse ele não tinha aquela sede maravilhosa. o clube queimados tinha im terreno grande na rua da telemar. ai veio a ideia do eterno presidente cocão para vende o terreno e ai teve condição de fazer aquela maravilhosa sede. porque o presidente maneco aceito vender o terreno,tornando=se o maior clube da baixada

    ResponderExcluir
  6. PARABENS,
    Gostei muito do Movimento Construindo a História de Queimados. É gratificante relembrar nosso futebol, em particular nossos goleadores, como por exemplo: Cesar (Queimados), Jair Borracha (Queimados), Batista (05 FC), Gegê, Jairzinho (Oriente), Rinha (Queimados), Beto Malandro (V. Americana), Paulinho Gilete e outros.
    Até a próxima.

    ResponderExcluir
  7. Na época do eterno presidente Cocão ele foi o único presidente que concentrou um time de futebol para jogar uma partida decisiva. Na época nosso time o Queimados ficou 9 meses sem perder uma partida. A maior goleada foi de 21 x 0; depois do jogo foi servido um jantar mas o time do adversario já estava todo no ônibus com vergonha, aí veio a ideia de colocar uma seleção de Queimados para jogar contra o Queimados: No fim do ano no dia 25 o placar foi 2x2, no dia 1 foi 3x2 para o Queimados no dia da concentração estava marcado para as 19,00hs do dia 31 o presidente so foi me encontra as 3.00 da manhão mais mesmo assim eu fiz 2 gool

    ResponderExcluir
  8. JAIR BORRACHA FALA QUANDO-SE FALA DE QUEIMADOS MUNICIPIO TEM QUE LEMBRAR DOS PREFEITOS ANTERIORES MAIS NAO ESQUECER O ATUAL QUE SE CHAMA MAX LEMOS SE AGENTE PARA CONTAR AS OBRAS DO MAX VAI TER QUE PARA MES A MINHA IRMA NASCEU EM QUEIMADOS MAIS ELA MORA EM MARECHAL HERMER JA ESTA QUERENDO VOLTA ELA ESTA ENCANTADA COM A CIDADE ESTA TENDO UM EXPOSIÇAO FOTOGRAFICA EM QUEIMAD0S IMAGENS DE UMA CIDADE EM CONSTRUÇAO E SO VITORIA

    ResponderExcluir