terça-feira, 16 de agosto de 2011

Queimados se entristece com a perda de Dona Jaci Cruz Jorge


Fachada da antiga casa de D. Jaci,
demolida para construção de prédio comercial.
A cidade inicia essa semana com um acento de tristeza: faleceu, aos 91 anos de idade, Dona Jaci Cruz Jorge, filha do Sr. Manoel Cruz, um dos citricultores que fizeram parte da História da região.  Dona Jaci passou boa parte da sua vida em Queimados e, há dois anos nos concedeu entrevista na qual narrava detalhes da sua juventude, vivida na Chácara São Roque (hoje bairro de mesmo nome), de propriedade de seu pai.  Através de suas memórias, foi interessante viajar no tempo e imaginar o Bairro de São Roque coberto por laranjais e as crianças que, assim como Dona Jaci, nadavam despreocupadamente nas águas do Rio Abel...
Dona Jaci foi casada com o Sr. José Jorge, irmão do Dr. Pedro Jorge, eminente médico patologista de Queimados, que hoje empresta seu nome a uma das principais vias da cidade.  Vivia em uma bonita casa, no centro de Queimados, que foi vendida e demolida recentemente, para a construção de um prédio que abrigará uma loja.  Essa demolição e, agora, a perda de Dona Jaci muito entristeceram os queimadenses que prezam pelo Patrimônio Histórico de sua cidade.  Além da simpatia e solicitude, sentimos, na perda de Dona Jaci, mais um pedacinho vivo da nossa História que se foi...  Na nossa tristeza impotente, ficam aqui os pêsames à família.
Dona Jaci, entre o Prof. Nilson Henrique e o Sr. Nilson
Henrique (seu pai) e Paulo Marcelo Baldez, na abertura da
Exposição Fotográfica Queimados, cidade livre como o vento
- Nov/2009 -

6 comentários:

  1. Grande perda para todos nós queimadenses. Perdemos a matriarca de uma das famílias mais tradicionais de Qeuimados e, com ela, parte de nossa história . Um exemplo de vida, de dignidade e virtudes. Folgo em saber, que vocês, do "Memória Queimados", possui uma entrevista com ela. Afinal, essa é uma maneira de perpetuar o seu legado: sua história de amor a nossa terra.
    Tonho da Creuza

    ResponderExcluir
  2. Profº Nilson, os africanos diziam que quando morria um dos seus mais velhos morria com eles uma biblioteca insubstituível, pois, suas histórias quase não poderão ser mais revisitadas. Ainda bem que vc preserva alguns rasgos desta história para que tenhamos pelo menos o prazer de provar um pouquinho do muito que se foi. Meus sentimentos à família! Abçs!

    ResponderExcluir
  3. PROF°NILSON O SENHOR FOI MUITO FELIZ EM ENTREVISTAR A SENHORA JACI, MAE DE UMA DAS PESSOAS MAIS SIMPLES DESTA CIDADE, O DR. JORGE JOSE (JORGINHO). ELA É A MATRIARCA DE UMA DAS FAMÍLIAS TRADICIONAIS DE NOSSA CIDADE. APROVEITO A OPORTUNIDADE PARA EXPRESSAR MEUS SENTIMENTOS A FAMÍLIA. UM FORTE ABRAÇO A TODOS.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite! Meu nome é Márcio Vinícius Batista Cruz e o meu pai, já falecido, Jailton da Silva Cruz, filho do também falecido Ailton Cruz. Assim como meus familiares somos nascidos em Queimados, mas hoje moramos em Vitória.
    Eu gostaria de saber com toda a humildade possível acerca desta grande matriarca de Queimados, pois tenho interesse em saber das origens da família Cruz (e se possível, da família Batista). O professor poderia me dar um apoio sobre este assunto? A única coisa que sei é que minha bisavó por parte de pai era portuguesa que vivia em Pavuna, e na época, eu era muito novo não tendo muitas recordações.
    meu e-mail: marciotangerina@hotmail.com

    Abraços professor.

    ResponderExcluir
  5. pocha estou precisando de uma biografia de alguem que tem o nome em uma praça ou rua de queimados como rua pedro jorge nao consigo nada a respeito da vida deles e pra por no trabalho de escolav

    ResponderExcluir