terça-feira, 30 de agosto de 2011

Clima de nostalgia marca o penúltimo encontro da primeira fase do "Encontros & Conexões"

Todos atentos, em mais um encontro
do Encontros & Conexões 
O que é Memória? Qual a importância da Memória Coletiva para a escrita da História da minha cidade?  Foi lançando questionamentos como esses, que a professora Claudia Costa procurou instigar os participantes do projeto Encontros & Conexões: [re]descobrindo histórias que, mais uma vez, estiveram reunidos no auditório do Centro Educacional Manoel Pereira.
Ao abordar aspectos da história recente de Queimados, a professora Claudia convidou todos os presentes a mergulhar nas suas memórias individuais e viajar no tempo...  À medida que detalhes da História Local foram mostrados nos slides, por meio de imagens e depoimentos gentilmente cedidos por antigos moradores de Queimados para nossa pesquisa, foi inevitável que muitas lembranças surgissem.  O auditório foi palco de debates e de interessantes relatos espontâneos, que tornaram aquela manhã de sábado muito mais agradável e acrescentaram outras perspectivas à temática abordada.  Tornando essa "viagem no tempo" ainda mais interessante, contamos ainda com as presenças dos senhores Luiz Alonso e Luiz Gonzaga, eméritos personagens da História de Queimados e artífices da emancipação, junto a tantos outros que a História não pode esquecer...
Os Srs. Luiz Alonso (sentado) e Luiz Gonzaga respondem
à perguntas dos presentes.
Após a exibição de vídeo, que propunha uma abordagem sobre a Memória voltada para o público infantil, teve início a segunda parte da exposição.  Foi a vez, então, dos senhores Alonso e Gonzaga tomarem a palavra e, remexendo sua próprias memórias, acrescentaram um colorido especial a essa História, que vem sendo resgatada pela iniciativa desse projeto, realizado pela Secretaria de Educação de Queimados.    
Oportunamente lembramos que, no próximo sábado (03/09), teremos o encerramento dessa fase do projeto, com atividade de campo pelos lugares de Memória da Baixada Fluminense.  O encontro está marcado para as 7:30 h, em frente ao Centro Educacional Manoel Pereira.  Recomenda-se que os participantes levem água e usem roupas e calçados confortáveis, uma vez que passaremos o dia em visitação a esses sítios.      

6 comentários:

  1. Oi professor Nilson, nossa memória está sendo devidamente valorizada neste curso e nossos preciosos livros vivos estão sendo mostrados pelas principais páginas! Nosso encontro com outras histórias está marcado para o próximo sábado. Inté! a propósito, aguardo sua resposta para dois emails que passei pra vc. Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Se puder coloque o link dos meus blogs aqui no seu e siga por favor:
    http://afrocorporeidade.blogspot.com
    http://ecosdaculturapopular.blogspot.com

    Abçs!

    ResponderExcluir
  3. Profª Fatima Muniz disse:
    Estou muito feliz! Através deste curso sobre a Baixada Fluminense posso dividir com outros interessados, o pouco que sei sobre meu município amado QUEIMADOS salve, salve! E, aprender... O trabalho que faço c/ os meus alunos queimadenses é de formiguinha, mas estou deixando sementes. Ouvir e ver o sr. Gonzaga foi maravilhoso!
    Prof. NILSON vc é D+! A Profª Cláudia, O Secretário LENINE e o Prefeito Max vcs (todos) estão de parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Venho por meio desta agradecer pela oportunidade de ter participado de um curso tão gratificante e enriquecedor que foi o Curso da História da Baixada Fluminense e de Queimados no projeto Encontros e Conexões. Conhecimentos estes que espero levar para sala de aula como professora de História, além do fato de eu ter tido a oportunidade de conhecer pessoas novas, professores super capacitados e para finalizar uma visita aos locais históricos da baixada que ficaram sempre em minha memória.....Memória. Acho que essa foi a palavra chave de todo o curso, e o quanto é importante resgatar a memória de um povo e mudar a ideia de que o "Brasil é um país sem memória". Muitooo obrigada. Liliane Vieira

    ResponderExcluir
  5. Concordo que as pessoas se despediram dessa primeira etapa do projeto com gostinho de quero mais!!! Por que foram aulas maravilhosas, gostaria de agradecer a todos que tornaram esse projeto possível. Aos professores e convidados que tiveram a presteza e nos presentiaram com o seu saber, suas memorias, seus trabalhos galgados a longos anos, e serão esses conhecimentos reproduzidos para as futuras gerações e construindo assim uma identidade social. Valeu equipe!!!! Muito obrigada!!!!!

    Noélia T. mendes

    ResponderExcluir
  6. A primeira etapa do curso Encontros & Conexões foi fantática, onde pudemos viajar na Hitória da Baixada Fluminense. Destaco a pesquisa de campo, pois entramos em contato com a Fazenda São Bernardino, Iguaçu Velho, Centro de Tinguá, Caminho das Escravas, local da antiga sede da Fazenda São Bento, sítio arqueológico dos sambaquis e Igreja Nossa Senhora do Pilar.
    A atuação dos palestrantes foi excepcional tanto nas aulas como na visita de campo.
    Estou ansioso em participar das outras etapas.
    Eloisio

    ResponderExcluir