terça-feira, 1 de novembro de 2011

Queimados faz história no combate à Dengue!

Folder elaborado pela
SEMUS-Queimados,
contendo informações sobre
a doença, sintomas e formas
de transmissão.

O dia de hoje (31/10) marcou a trajetória das políticas públicas de saúde, destinadas ao combate à Dengue.  Com a aproximação do verão, a Prefeitura de Queimados saiu na frente e promoveu a 1ª Reunião do Grupo Intersetorial de Combate à Dengue.  Tal iniciativa visa a integração de todas as secretarias municipais, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Saúde, e o engajamento de todos no combate aos focos do mosquito Aedes, transmissor da doença.  Assim, no decurso da reunião, foram esboçadas as estratégias que serão empregadas no combate à Dengue.  Dentre tais estratégias, destacam-se a produção de material explicativo, a realização de mutirões de combate à Dengue, elaboração de estudos técnicos, palestras com profissionais de saúde e a vinculação dessa campanha a cada realização das secretarias envolvidas.  Com o slogan "10 minutos contra a Dengue", destacamos também a distribuição de folhetos elaborados pela Secretaria Estadual de Saúde, incitando a população a realizar uma checagem em casa ou quintais - ao menos 10 minutos a cada semana - a fim de eliminar os possíveis focos do mosquito. 

Folheto instrucional da campanha
de combate à Dengue, elaborado
pela Secretaria de Saúde do Estado
do Rio de Janeiro.
Sem dúvida, a luta contra epidemias não é novidade para a população queimadense.  O diferencial dessa campanha é que a  responsabilidade pela erradicação do problema tornou-se coletiva, isto é: comum a todas as secretarias, à iniciativa privada e à população.  Com a instituição do Grupo Intersetorial, por meio de decreto datado de 11 de outubro de 2011, a Prefeitura crê em uma ação decisiva para afastar de uma vez a possibilidade de uma nova epidemia, que tem sido uma constante lamentável nos últimos anos, com a chegada do calor e das chuvas de verão.
A prevenção é a melhor arma para evitar a Dengue.  Em outras épocas, os queimadenses já sofreram com males advindos das precárias condições de saúde e higiene, aliados ao pouco esclarecimento da população.  Sobre esse aspecto, lembramos as ações de conscientização popular, empreendidas pelo Dr. Armando Souto.  Em entrevista concedida ao Memória e Patrimônio Histórico de Queimados, o Dr. Armando deu testemunho dos inúmeros casos de tétano neonatal e hanseníase dos quais tratou nessa região, entre as décadas de 1970 e 80.  Por isso, desejamos que iniciativas como essas frutifiquem, a fim de que esse passado fique cada vez mais distante.

Da esq. para a dir.: Bira, Dr. Jorge (Secretário de Governo),
Heloísa Helena (Secretária de Desenvolvimento Econômico),
Ismael Lopes (Secretário de Saúde), Conceição (Subsecretária
de Educação), Eduardo Dutra (Chefe do Setor da Divisão de
Controle dos Vetores), Catarina Melo (representante do
Conselho de Saúde do Município), Carlos Eduardo e Prof. Nilson
Henrique  (SEMED).  

Um comentário:

  1. Agrade�o muito a cobertura deste momento hist�rico para o combate a dengue na Baixada Fluminense. Pela primeira vez se trava a luta com a mentalidade atual e moderna no modus-operandis contra o Aedes. vetor da dengue. Baixa-se um decreto que cerra todos na campanha contra a dengue. Proteja a quem vc ama - Cuide bem do seu amor, d� 10 minutos semanais contra a dengue checando cada deposito de �gua de sua casa, bem como todo o quintal. Assim, vc estar� junto com A PREFEITURA DE QUEIMADOS COMBATENDO A DENGUE!
    EDUARDO DUTRA MACHADO - CHEFE DA DIVIS�O DE CONTROLE DE VETORES (DCV)

    ResponderExcluir