domingo, 7 de outubro de 2012

A "Hora da Aventura" chega, enfim: subida ao Morro da Torre é um sucesso!


Pessoal reunido, concentrados para dar início à 
caminhada até o topo do Morro da Torre.
Sábado de sol a pino: Praça N.Srª. da Conceição, 14 horas.  Apesar de véspera de eleições, os queimadenses superaram possíveis divergências político partidárias e, aos poucos, foram surgindo na praça, trajando blusas verdes, como havíamos combinado.  Eram professores, alunos, queimadenses e não-queimadenses também: todos interessados em participar do movimento pela preservação das áreas verdes que ainda restam em Queimados.  O grupo se reuniu em torno de uma faixa que divulgava o evento, cortesia da Nova Design.  Também contamos com o apoio do Centro Educacional Manuel Pereira (CEMP) que, além de ampla divulgação e do comprometimento de alguns de seus alunos, forneceu também as pastas que todos os participantes receberam, contendo o resumo da história da cidade e a questão da preservação ambiental.  Enfim, munidos de informação, muita água e protetor solar, começamos nossa caminhada!
Rio Abel: alguém consegue imaginar pessoas 
nadando nesse rio, olhando pra ele hoje?
Como essa luta tinha que começar por algum lugar, elegemos o Morro da Torre, de onde temos umas das melhores vistas da cidade e de parte da Baixada Fluminense.  Assim, às 15 horas de ontem, dia 06/10/2012, iniciamos nossa caminhada rumo ao topo do morro.  No percurso até o sopé do morro, pudemos observar ainda, o estado lastimável de poluição do Rio Abel, que corta a cidade e onde, segundo relatos de antigos moradores, muitas pessoas tomavam banho e batizados eram realizados até a década de 1960.  
Encarar a subida do morro não foi fácil!  Pelo caminho pedregoso e acidentado, nossos aventureiros se esforçavam para chegar ao topo sem, no entanto, se esquecer de observar as vistas da cidade, que se descortinavam a cada curva do percurso, e atentos às observações dos professores Nilson Henrique e Rita de Cássia.  
Parte do morro arrasada pela exploração do 
quarzo azul.
Ao avistarmos a parte do morro onde profundas alterações estão sendo feitas, provavelmente em busca de jazidas de quartzo azul, paramos para refletir sobre os impactos ambientais causados pela exploração desregrada de recursos naturais e as consequências dessas ações para o município.  A partir da fala dos professores, os demais participantes puderam perceber o quanto esses impactos ambientais têm sido nocivos para fauna da região que, fugindo do desmatamento e do barulho das máquinas, vêm, frequentemente, invadir casas ou morrer às margens da rodovia.    
Professor Nilson Henrique faz observações acerca da
 história do município.
Seguindo o percurso, alcançamos a parte mais alta do morro, onde estão instaladas as torres de telecomunicações.  Nesse momento, fomos alcançados pelo pessoal do motocross, que veio dar um reforço à nossa causa.  O Morro da Torre é muito usado como palco, pela galera que curte uma aventura sobre duas rodas.    Portanto, os motociclistas também defendem a preservação desse espaço natural, fazendo dele um espaço de lazer e recreação para os queimadenses.  Ainda lá em cima, foi redigido um documento, assinado por todos os presentes, defendendo a preservação da área do morro e a criação de um mirante.
A galera do motocross que apareceu para nos dar uma força...
A galerinha do CEMP observa a
vista da cidade...
A galera que incrementou a
organização do evento, descansando
para empreender a descida!
No topo do Morro da Torre, estendemos, mais uma vez, nossa faixa!

Iniciamos nossa descida com o sol se pondo.  O entardecer sobre Queimados, visto do alto do Morro da Torre, é mesmo muito bonito.  Mais do que nunca, temos a certeza de que algo precisa ser feito para deter o desequilíbrio ambiental causado pela exploração predatória dos recursos naturais e pelo crescimento desordenado da cidade.  Estamos certos de que demos um pequeno passo nesse sentido.  Porém, esse movimento não pode parar!  Faz-se necessária uma reflexão acerca do preço do progresso que, ao mesmo tempo que nos proporciona conforto e bem estar, pode estar promovendo algum tipo de desequilíbrio em nossa cidade...

3 comentários:

  1. Vendo essas fotos dá até vontade de subir o Morro da Torre!

    ResponderExcluir
  2. Não seja por isso, Tavares: fazemos questão da sua presença na próxima aventura!rsrs Junte-se a nós!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo projeto! Na próxima aventura eu vou marcar presença!

    ResponderExcluir