sábado, 20 de abril de 2013

Oficina sobre Biografia, Memória Social e os usos da História Oral na prática docente mobiliza CIEP 355

Professora Márcia de Almeida Gonçalves (NUBHES/UERJ)
inicia a exposição sobre os "múltiplos eus" de
 Edgard Roquette-Pinto.
As possibilidades de interação entre as pesquisas acadêmicas e a sala de aula são variadas e instigantes.  Acreditando nessa premissa, pesquisadores do Núcleo de Estudos sobre Biografia, Ensino e Subjetividades (NUBHES/UERJ), coordenados pela Profª. Drª. Márcia de Almeida Gonçalves, seguiram para Queimados, onde realizariam oficina sobre Biografia, Memória Social e os usos da História Oral na prática docente, junto à equipe do CIEP 355 - Roquette-Pinto.  Fazendo parte desse grupo de pesquisadores, está a professora Claudia Costa, do Memória e Patrimônio Histórico de Queimados que, atualmente, desenvolve pesquisa de Mestrado, junto ao Programa de Pós Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sob a orientação da professora Márcia Gonçalves.
Pouco a pouco, a equipe docente do CIEP 355 vai conhecendo
mais, da trajetória de vida de Edgard Roquette-Pinto.
Em tom de bate-papo informal, a tarde transcorreu de forma muito agradável.  O grupo do NUBHES foi muito bem recebido pela equipe técnica e pedagógica do CIEP Roquette-Pinto, representada pelas professoras Alessandra e Zilda, respectivamente diretora adjunta e diretora geral dessa unidade escolar.  Um grupo de professores, de diversas disciplinas, também aguardava para participar dos debates que, certamente, seriam promovidos pela oficina.
Professores do CIEP 355 - Roquette-Pinto,
acompanham a oficina com atenção...
... talvez, já pensando nas possibilidades
de projetos, a desenvolver junto
aos alunos da escola.











Em um primeiro momento, a palavra ficou com a professora Márcia que, por meio de exposição intitulada "Biografia e Memória Social: descobrimentos de Edgard Roquette-Pinto."  No decorrer de sua fala, a professora Márcia apresentou as múltiplas identidades de Roquette-Pinto, que empresta seu nome àquela unidade escolar.  Por meio de fotografias, textos escritos e vídeos, a professora abordou a trajetória de vida de Roquette-Pinto, contextualizando sua atuação às questões políticas, econômicas e sociais de final do século XIX e primeira metade do século XX.  Médico, Antropólogo, Radialista, Educador...  foram vários os campos de ação de Edgard Roquette-Pinto, que o tornam sujeito e objeto de profícuas pesquisas que podem ser desenvolvidas por professores e alunos no espaço escolar.    
Professora Claudia Costa e Professora Andréa Camila,
ambas orientandas da Professora Márcia,
também observam a exposição.
Após essa exposição, foi a vez da professora Claudia Costa discorrer um pouco sobre o surgimento da metodologia da História Oral e suas aplicações aos estudos históricos, principalmente no que tange os estudos biográficos.  Além dessa perspectiva, a metodologia da História Oral pode ser utilizada na prática pedagógica, com o objetivo de usar os recursos tecnológicos como eixo para promover a aproximação entre professores, alunos e comunidade escolar.  A formação de um arquivo com as memórias do colégio, registradas em suporte audiovisual, também foi uma interessante sugestão, colocada pela professora Claudia, durante sua exposição.  Para finalizar a oficina, os professores presentes puderam assistir à parte de uma entrevista de história de vida, registrada pelos professores Claudia Costa e Nilson Henrique que, além do seu trabalho no Memória e Patrimônio Histórico de Queimados, também integra o corpo docente do CIEP Roquette-Pinto e foi muito importante nos contatos que possibilitaram esse encontro tão produtivo.
A Professora Claudia Costa dá início à segunda parte da oficina, que
aponta as possíveis contribuições da História Oral para a elaboração
de projetos pedagógicos.
Encerrando essa tarde de trocas muito positivas, a equipe do CIEP Roquette-Pinto, mais uma vez se superando em simpatia e receptividade, preparou um super-lanche para o grupo da NUBHES.  Esse foi mais um agradável e descontraído momento, em que os professores tiveram oportunidade de trocar experiências.  
Sem dúvidas, esse foi um encontro bastante profícuo e que, por isso, fazemos votos que se multipliquem em outras escolas.  Acreditamos que abrir canais para o diálogo entre academia e a prática docente na Educação Básica é um caminho a ser seguido: uma experiência enriquecedora para ambas partes.
As diretoras Zilda e Alessandra, em nome da equipe do CIEP 355,
entregam carinhosas lembranças à equipe do NUBHES/UERJ.

4 comentários:

  1. É CIEP Roquette-Pinto ou CIEP Roquete Pinto? Me tirem essa dúvida!

    ResponderExcluir
  2. A grafia do nome, originalmente, é essa: Roquette-Pinto, com dois "Ts" e separado com hífen. Porém, não só no muro da escola como no site junto aos registros da própria Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC), aparece grafado com apenas um "T" e sem o hífen.

    ResponderExcluir
  3. Vocês poderiam fazer uma oficina dessas na minha escola?

    ResponderExcluir
  4. Oi, Tavares! Por nós, td bem. Vou consultar à Márcia e equipe do NUBHES pra checar as possibilidades deles, já que a primeira parte da oficina, sobre os usos do biográfico, foi ministrada por ela. Vamos manter contato via face ou e-mail. Mande-nos os dados da escola: nome, localização e público estimado (alunos ou professores?) pra gente repassar pra eles. Pra gente, do Memória e Patrimônio Histórico de Queimados, será um prazer levar essa oficina a sua escola. Abraço.

    ResponderExcluir