segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Lançamento do livro "Queimados: imagens de uma cidade em construção"

Queimadenses, de nascimento ou não, lotam a quadra do
Centro Educacional Manuel Pereira à espera do
lançamento do livro "Queimados: imagens
de uma cidade em construção."
 
Nem mesmo a chuva que desabou sobre Queimados, ao fim da tarde de ontem, arrefeceu o ânimo das pessoas que encheram a quadra de esportes do Centro Educacional Manuel Pereira, depositando grande expectativa no lançamento do livro "Queimados: imagens de uma cidade em construção." Para nós, mais do que a expectativa pela publicação do primeiro livro, a emoção de um dever cumprido para com aqueles que nos apoiaram e incentivaram, nessa luta por dar voz e registro às memórias da cidade. Em Queimados, esse desafio se configurou ainda maior, dado o fato de que a cidade ainda não conta com um local específico para guarda e preservação de documentos que pudessem servir como fontes de pesquisa para a escrita da história da cidade. 
Sob essa perspectiva, nesse dia tão especial, trouxemos a público nosso primeiro livro! Ao
Então: vamos aos autógrafos!
longo de quase 200 páginas, um pouco da história local se mescla aos registros fotográficos de pessoas que fizeram e fazem essa história continuamente. Esses registros - cedidos por várias famílias queimadenses e outros tantos garimpados em arquivos públicos e privados da Baixada Fluminense e Rio de Janeiro - foram organizados em três grupos:
nossa terra, nossa gente e nossa luta. No primeiro, encontram-se fotografias que registram a passagem do tempo nos lugares da cidade. Ruas, praças, igrejas, a estação do trem... Um convite à uma viagem no tempo pela cidade que sobrevive nas memórias dos moradores mais antigos. Sob o subtítulo nossa gente, foram agrupados os registros que dão conta das práticas cotidianas que perpassam o viver em Queimados: as festas, o trabalho, o lazer, a religiosidade... Por último, o tópico nossa luta traz imagens que dizem respeito aos protestos em busca de melhorias para Queimados, incluindo-se fotografias que registraram a gênese do movimento emancipacionista.
Convidamos a todos para embarcar nessa viagem conosco e conhecer um pouco mais de nossa história!
Com o livro em mãos.

4 comentários:

  1. Boa Tarde, vcs podem inf onde consigo comprar o livro ?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fatima! Vc pode adquirir o livro no Colegio Manuel Pereira, que fica na rua Eugenio Castanheira (em frente aos Correios), no Colégio Criarte, na Av. Dr. Pedro Jorge 669, ou ainda, na loja de moveis na Av. Dr. Pedro Jorge, 590.

      Excluir
    2. Esqueceu dizer q foi meu avo manoel pereira q fez o colegio manoel pereira para minha mae maria coragio pereira xanchao.joaquim freitas era funcionario dela.

      Excluir