Comemorações do Centenário da Estrada de Ferro. - Queimados - |
A Associação de Professores - Pesquisadores de História (APPH-CLIO), e a Secretaria de Educação do Município de Queimados realizarão, no dia 25 de Setembro de 2010, no Teatro Escola Marlice Margarida Ferreira da Cunha (Av. Vereador Marinho Hemérito de Oliveira, s/nº – Queimados – RJ) o I Seminário de Memória e Patrimônio Histórico do Município de Queimados. O evento contará com conferência de abertura, mesa de debates e oficinas sobre o tema “os usos da Memória e da História Local no cotidiano da prática docente.”
Inscrições gratuitas (vagas limitadas)
Confere-se certificado (CH 10h/a)
Informações e inscrições: patrimonioqueimados@hotmail.com
Secretaria Municipal de Educação de Queimados – (21) 3698-6700
Prof. Nilson Henrique – (21) 9216-5700
Agora sim! Vamos dar continuidade ao trabalho que alguns interessados pela nossa cultura regional, já tentaram e não conseguiram chegar ao final! Precisa-se de professores, de pessoas afim (sociedade e governo)para que façamos um trabalho contextualizado dentro de levantamentos históricos e geográficos do nosso município. Fonte é o que não falta ! Tenho feito um trabalho de formiguinha (ou beija-flor) há anos com os meus alunos (E.M. Scintilla Exel, Prof.Washington Manoel, Prof. Leopoldo Machado, Paulo Freire e C. E. Betel)que carregam com certeza em suas próprias memórias, a memória de QUEIMADOS, como: visitas ao centro de Queimados, árvores centenárias, a nossa igreja (barroco/1737), as ruínas do Parque Ipanema
ResponderExcluir( achamos até conchas do mar!), os rios, a biodiversidade,etc.
Estão de parabéns !!! Lenine, Nilson e equipe. Quero fazer parte também! Profª Fatima Muniz.
Achei o trabalho interessante. Sou moradora do município e graduanda do Curso de História.
ResponderExcluirComo posso contribuir e fazer parte dessa pesquisa?
Cristiane Lucas
Prezado professor Nilson Henrique.
ResponderExcluirLouvável atitude de organizar o "I Seminário de Memória e Patrimônio Histórico de Queimados". Os municípios que compõem a Baixada Fluminense devem acordar para a questão envolvendo o Patrimônio Cultural; a Arqueologia; a formação, salvaguarda e cuidado para com a formação de acervos e documentação; além da manutenção do que ainda existe de patrimônio arquitetônico em seus territórios.
Atualmente, a política adotada pelos órgãos oficiais de patrimônio é a de que as municipalidades atuem no sentido de criarem sua própria legislação de proteção do Patrimônio Cultural, com a instituição do ato jurídico de tombamento e formação e composição de um conselho municipal de proteção do patrimônio cultural. Deste pensamento para a prática demanda uma longa jornada ainda não utilizada pelos municípios. Daí a elaboração de movimentos e eventos de cunho cultural que possam municiar o Poder Público na busca de uma política cultural adequada, que satisfaça a todos os seguimentos da sociedade local.
Um forte abraço e parabéns pela iniciativa.
Cordialmente,
Professor Paulo Clarindo
AMIGOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL
amigosdopatrimonio@gmail.com
iso e aqui em queimados professo
ResponderExcluirFoto de Giacometti Vasco - Fotógrafo oficial do centenário de Queimados - 1958.
ResponderExcluir