sexta-feira, 30 de julho de 2010

I Seminário de Memória e Patrimônio Histórico do Município de Queimados.


Comemorações do Centenário da Estrada de Ferro.
 - Queimados -

A Associação de Professores - Pesquisadores de História (APPH-CLIO), e a Secretaria de Educação do Município de Queimados realizarão, no dia 25 de Setembro de 2010, no Teatro Escola Marlice Margarida Ferreira da Cunha (Av. Vereador Marinho Hemérito de Oliveira, s/nº – Queimados – RJ) o I Seminário de Memória e Patrimônio Histórico do Município de Queimados. O evento contará com conferência de abertura, mesa de debates e oficinas sobre o tema “os usos da Memória e da História Local no cotidiano da prática docente.”

Inscrições gratuitas (vagas limitadas)
Confere-se certificado (CH 10h/a)


Informações e inscrições: patrimonioqueimados@hotmail.com
Secretaria Municipal de Educação de Queimados – (21) 3698-6700
Prof. Nilson Henrique – (21) 9216-5700

5 comentários:

  1. Agora sim! Vamos dar continuidade ao trabalho que alguns interessados pela nossa cultura regional, já tentaram e não conseguiram chegar ao final! Precisa-se de professores, de pessoas afim (sociedade e governo)para que façamos um trabalho contextualizado dentro de levantamentos históricos e geográficos do nosso município. Fonte é o que não falta ! Tenho feito um trabalho de formiguinha (ou beija-flor) há anos com os meus alunos (E.M. Scintilla Exel, Prof.Washington Manoel, Prof. Leopoldo Machado, Paulo Freire e C. E. Betel)que carregam com certeza em suas próprias memórias, a memória de QUEIMADOS, como: visitas ao centro de Queimados, árvores centenárias, a nossa igreja (barroco/1737), as ruínas do Parque Ipanema
    ( achamos até conchas do mar!), os rios, a biodiversidade,etc.
    Estão de parabéns !!! Lenine, Nilson e equipe. Quero fazer parte também! Profª Fatima Muniz.

    ResponderExcluir
  2. Achei o trabalho interessante. Sou moradora do município e graduanda do Curso de História.
    Como posso contribuir e fazer parte dessa pesquisa?
    Cristiane Lucas

    ResponderExcluir
  3. Prezado professor Nilson Henrique.

    Louvável atitude de organizar o "I Seminário de Memória e Patrimônio Histórico de Queimados". Os municípios que compõem a Baixada Fluminense devem acordar para a questão envolvendo o Patrimônio Cultural; a Arqueologia; a formação, salvaguarda e cuidado para com a formação de acervos e documentação; além da manutenção do que ainda existe de patrimônio arquitetônico em seus territórios.
    Atualmente, a política adotada pelos órgãos oficiais de patrimônio é a de que as municipalidades atuem no sentido de criarem sua própria legislação de proteção do Patrimônio Cultural, com a instituição do ato jurídico de tombamento e formação e composição de um conselho municipal de proteção do patrimônio cultural. Deste pensamento para a prática demanda uma longa jornada ainda não utilizada pelos municípios. Daí a elaboração de movimentos e eventos de cunho cultural que possam municiar o Poder Público na busca de uma política cultural adequada, que satisfaça a todos os seguimentos da sociedade local.

    Um forte abraço e parabéns pela iniciativa.

    Cordialmente,

    Professor Paulo Clarindo
    AMIGOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL
    amigosdopatrimonio@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Foto de Giacometti Vasco - Fotógrafo oficial do centenário de Queimados - 1958.

    ResponderExcluir