Estamos nos aproximando do dia 30 de abril, no qual comemoramos o Dia da Baixada Fluminense. A data foi instituída em 2000, durante um encontro da Comunidade Cultural da Baixada, ocorrido na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ). O reconhecimento, veio por força da Lei nº 3822, de 02/05/2002, que prevê a comemoração obrigatória da data "em todas as escolas da rede estadual de ensino público e em todas as repartições públicas estaduais localizadas na região.
Essa data foi escolhida em memória da inauguração da primeira ferrovia construída no Brasil, em 30 de abril de 1854. Os trilhos dessa estrada de ferro ligavam o Porto de Mauá (também conhecido como Guia de Pacobaíba) à localidade de Fragoso, no sopé da Serra dos Órgãos, caminho para Petrópolis. Tais localidades fazem parte, hoje, do municipio de Magé.*
Locomotiva parada na estação de Guia de Pacobaíba. Ao lado, barco a vapor, que transportava cargas e passageiros: o percurso entre a capital e a serra era feito por via marítima e ferroviária. |
Estação de Guia de Pacobaíba, ainda com os trilhos. http://www.anpf.com.br/histnostrilhos/ |
Ainda no século XIX, outras vias férreas foram abertas, cortando a região da Baixada Fluminense, com o objetivo de agilizar o transporte de passageiros e cargas entre a serra e a capital. Nesse contexto, é aberta a Estrada de Ferro D. Pedro II, em 1858, tendo Queimados como uma de suas estações.
Sabemos que a inauguração dessas ferrovias representou uma significativa alteração no panorama da ocupação territorial da Baixada Fluminense, provocando o deslocamento dos núcleos populacionais para perto dos trilhos. Assim, Queimados passou a crescer e adquirir, paulatinamente, importância, frente à Marapicu, então sede da freguesia, porém distante da ferrovia. A importância da estrada de ferro para a História de Queimados foi de tal forma significativa, que sua presença embalou os primeiros protestos pela emancipação, por ocasião de seu centenário, em 1958.
Hoje em dia, buscamos resgatar essa história, ainda meio empoeirada e esquecida no tempo, por meio de inciativas que nos levem à reflexão sobre a importância da Baixada Fluminense no panorama mais amplo da História do Brasil. Por isso, convidamos todos a aproveitar o significado do próximo dia 30 para pensarmos melhor a respeito do que já foi feito e sobre aquilo que ainda podemos fazer para ressaltar a importância desse Patrimônio Histórico...
*A ferrovia mais antiga do Brasil esteve em funcionamento até o ano de 1964, quando foi desativada. Desde então, passou por um processo de depredação e esquecimento. Em 2010, a Prefeitura de Magé procurou empreender obras de restauração e revitalização da antiga estação e seu entorno.
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