sábado, 2 de abril de 2011

Dos Barões ao Extermínio: uma História da Violência da Baixada Fluminense

Prof. Ms. Antonio Augusto Braz

O livro "Dos Barões ao Extermínio: uma História da Violência da Baixada Fluminense" do professor José Cláudio de Souza Alves, fruto de sua tese de doutorado apresentada na USP,  foi publicado por nós da  APPH-CLIO há alguns anos, com muito esforço.  O texto é de uma impressionante riqueza historiográfica que nos permite conhecer com muita clareza o processo de formação social de nossa região. Além disso a contundente denúncia política que carrega não pode deixar de ser conhecida por aqueles que desejam examinar a fundo as raízes das injustiças e desmandos que nos assolam e que impedem a nossa população de gozar os frutos de seu trabalho duro e de suas potencialidades humanas.
Na época de sua primeira publicação uma pequena tiragem logo se esgotou e recentemente por ter sido incluído, muito justamente, na bibliografia do concurso realizado no município de Mesquita, uma nova tiragem foi produzida pelo autor. Alguns  exemplares remanescentes estão a venda na livraria ITATIAIA na UNIGRANRIO (2621-2808) e no Instituto Histórico em Duque de Caxias (2784-6947).
Nós acreditamos e defendemos, nesses anos que atuamos, que analisar o rico processo histórico da Baixada Fluminense, consiste em examinar com profundidade e seriedade não só nossas virtudes e potencialidades mas também e principalmente, abordar  as graves questões que nossa população periférica enfrentou e ainda tem enfrentado. Nesse sentido, acreditamos que o texto do professor José Cláudio é uma indispensável contribuição e por isso estamos aqui  sugerindo a você que, caso possa,  o obtenha e o divulgue.

11 comentários:

  1. Galera vamos adiquirir rápido este livro, pois ele é muito bom, pra ficarmos ligado no que realmente aconteceu e acontece na nossa Baixada Fluminense.

    ResponderExcluir
  2. Interessante, devemos valorizar, nossas raízes e nossa memória.
    Admiro imensamente ações como a de vocês, que tentam resgatar as lembranças e o sentimento de cidadania nos baixadenses, que se sentem tão discriminados e marginalizados pelas outras regiões do RJ.
    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns queridos idealizadores. A memória é uma das nossas maiores riquezas e não podemos deixar que se perca ou caia no esquecimento. Infelizmente vivemos uma cultura onde leis como preservação da memória, direitos humanos, cidadania e etc... são desprezados, descartados e ignorados por quem deveria defendê-las.
    Que o nosso senhor grande Deus esteja sempre a orienta-los e uluminá-los no vosso exercício.
    Muito obrigado pela brilhante publicação sobre nossa cidade e que sirva de exemplo e inspiração para todas as pessoas.
    Tenham um bom tempo... tudo de bom!

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de pedir para que vocês divulgassem a comunidade do time de queimados no orkut. Segue abixo o link

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=92255094

    ResponderExcluir
  5. Pedido feito, pedido realizado! Já existe, no blog, um link para a comunidade do Queimados F.C.. Aproveitando a oportunidade, gostaríamos de saber se o clube mantém arquivo que possa ser franqueado a nossa consulta, a fim de que possamos falar um pouco mais de sua importância para a identidade queimadense.
    Gratos pela atenção!

    ResponderExcluir
  6. Quando ninguem acreditava em emancipação surgiu um jovem que fez o processo e deu entrada na camara de deputados do Rio de Janeiro este jovem é o Queimadense Edson castro mais conhecido como Edinho Castro que foi até o gabinete do deputado estadual José Augusto Guimaraes e tinha como seu amigo Roberto Santos morador de Queimados também até hoje acho que somente o gonzaga poderia como sempre falar a verdade sobre a emancipação, gostaria de saber porque este grupo não se dedicou na primeira vez que Queimados poderia ter emancipado, acho que a politica falou mais auto e esvaziaram a emancipação em sua primeira tentativa, para somente depois montar um grupo de pessoas politicas, mais em fim Queimados mostrou que é maior que qualquer pessoa que tente manipular o voto do povo elegendo um médico como 1º prefeito, empresário 2º e 3º prefeito, um cabelereiro 4º prefeito e o 5º político.

    ResponderExcluir
  7. Amei a leitura e consegui analisar com mais clareza toda a trajetória da luta do povo sofrido da baixada fluminense. povo este, que tinha seu direito de ir e vir proibidos. Vale a vena fazer esta leitura. È um livro fácil de ser interpretado. Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Este livro me foi apresentado pela professora Maria do Carmo durante o 3° período de serviço social ,na matéria História da Baixada Fluminense ,tive o imenso prazer de lê-lo e apurar mais a fundo a historicidade da minha querida Baixada .

    ResponderExcluir
  9. Este livro me foi apresentado pela professora Maria do Carmo durante o 3° período de serviço social ,na matéria História da Baixada Fluminense ,tive o imenso prazer de lê-lo e apurar mais a fundo a historicidade da minha querida Baixada .

    ResponderExcluir
  10. Existe o livro na versão digital para compra?

    ResponderExcluir
  11. Há como comprá-lo ou fazer um empréstimo do livro?

    Grata.

    ResponderExcluir