terça-feira, 3 de maio de 2011

CEPEMHEd promove o curso "Escola, lugar de memória, pesquisa e experiências em educação patrimonial."

O Centro de Pesquisa, Memória e História da Educação da cidade de Duque de Caxias e Baixada Fluminense (CEPEMHEd) está promovendo o curso Escola: lugar de memória, pesquisa e experiências em educação patrimonial, voltado para professores, pesquisadores e demais interessados nessa temática.  Segundo a ementa "o curso visa à reflexão e vivência de esperiências em educação patrimonial no mundo da escola (...). Os estudos propõem que o patrimônio histórico-educativo e o patrimônio local entrelacem a formação docente a partir do trabalho com a Memória, a História Oral e a Fotografia como fonte histórica."
O curso terá a duração de 40h, distribuídas ao longo de oito encontros mensais, sempre às quartas-feiras, das 13 às 17h.  O primeiro encontro, ocorrido em 30 de março, contou com a presença do professor convidado Tarcísio Motta, que debateu com o grupo, a "noção de experiência em Edward P. Thompson."  No segundo encontro, em 27 de abril, o grupo foi acolhido na Escola Dr. Álvaro Alberto, onde a professora convidada Vilma Amancio discorreu sobre a iniciativa pioneira da professora Armanda Álvaro Alberto, fundadora da Escola Proletária de Merity, conhecida popularmente como "mate com angu", em alusão à refeição servida aos alunos da escola, fruto das doações arrecadadas pela incansável professora Armanda.  Hoje, a "mate com angu" é a Escola Dr. Álvaro Alberto, batizada assim, em homenagem ao pai da professora Armanda.
A questão do resgate das memórias e do Patrimônio Histórico da Educação em Duque de Caxias, experiência que é ponto de partida desse curso do CEPEMHEd, é também ponto importantíssimo para a discussão do resgate e preservação do Patrimônio Histórico em um sentido mais amplo: aquele que abrange toda a Baixada Fluminense.  Com o projeto Encontros e Conexões: [re]descobrindo histórias, pretendemos levar um pouco dessa discussão a Queimados e promover a reflexão e consciência de que a História Local é feita por gente como a gente: basta apenas vontade para resgatarmos essa história e a valorizarmos!

 
Cursistas reunidos no encontro na
Escola Dr. Álvaro Alberto
No pátio da escola, a profª. Vilma fala sobre a
fundação da "Mate com Angu."
















Equipe do CEPEMHEd, professora Vilma Amancio,
professores Nilson Henrique e Claudia Costa,
do blog Memória Queimados.



















OBS.: O curso do CEPEMHEd oferece declaração para abono de ponto e certificado de conclusão. O próximo encontro, a ser realizado no Instituto de Educação Governador Roberto Silveira, em Duque de Caxias (que abriga a sede provisória do CEPEMHEd), terá como tema "A fotografia como fonte histórica." Maiores informações pelo telefone (21) 2671-3725 ramal 26 ou centrodememoriadaeducacao@gmail.com . Visite também o site do CEPEMHEd: http://www.centrodememoriadaeducacao.com.br/.

Um comentário:

  1. O segundo encontro, em função da greve da rede municipal de Duque de Caxias, foi adiado, com nova data a ser combinada com os participantes. O próximo encontro será realizado no dia 15 e junho, na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - FEBF/UERJ, localizada na Vila São Luís.
    Agradecemos à equipe do blog Memória Queimados a divulgação do curso no site.
    Marcia Montilio, membro da Equipe do CEPEMHEd

    ResponderExcluir