domingo, 22 de maio de 2011

Memórias dos gramados: José Cocão e Jair Borracha nos falam sobre o Queimados Futebol Clube

Jair dos Santos, o "Jair Borracha" e José Cocão:
histórias do Queimados Futebol Clube.
Tarde de sábado, sol e temperatura amena de outono.  Fomos até o bairro de São Roque, outrora extenso laranjal, para um bate papo animado sobre o futebol e Queimados.  Demonstrando ser uma dupla afinada dentro e fora das quatro linhas, José Cocão e Jair dos Santos, mais conhecido como "Jair Borracha," rememoraram infância e juventude em Queimados e a relação de amor mantida com o Queimados Futebol Clube, onde ambos jogaram e Cocão foi presidente.
José Cocão apresentou-se, falando um pouco sobre sua infância em Queimados.  Nascido em Carangola, Minas Gerais, veio com a família para Queimados, em meados da década de 1940, quando contava apenas três anos de idade, a fim de "melhorar de vida", nos seus dizeres.  Com o fim da Segunda Guerra Mundial e o declínio gradual da citricultura em Nova Iguaçu, da qual Queimados era o Segundo Distrito, começava o loteamento das fazendas que iam à falência, dando início ao processo de urbanização da região.  Da infância "humilde, porém feliz", como ele mesmo garantiu em vários momentos da entrevista, restaram boas recordações: o trabalho na colheita das laranjas na Fazenda do Dr. Weimschenk (Fanchém), na olaria, no barracão de beneficiamento das laranjas e como limpador de cana, na lanchonete do Café Central.   No decorrer de sua fala, começamos a resgatar, ainda que mentalmente, a arqueologia da cidade: segundo nosso entrevistado, a olaria em que trabalhou situava-se em um morro, que ainda hoje traz as marcas do desgaste causado pela extração da tabatinga, próximo ao Supermercado Extra (antiga Sendas).  O referido supermercado, por sua vez, era o local onde funcionava o barracão de beneficiamento das laranjas.  Quanto ao Café Central, ele ficava próximo à Praça N.Srª. da Conceição, onde hoje é a Peixaria do Hipólito.      
Nossos entrevistados vão conduzindo "a bola"
com desenvoltura, numa tabelinha perfeita.
 Um pouco mais novo que Cocão, Jair Borracha nasceu em Queimados, em uma época em que as crianças vinham ao mundo em casa, pelas mãos de experientes parteiras.  Ele ainda traz na memória, lembranças de algumas chácaras remanescentes dos grandes laranjais de Queimados, nos permitindo entrever que sua infância e adolescência acompanharam o desenvolvimento urbano do local.  A paixão pelo futebol fortaleceu a amizade entre eles, na medida em que parte significativa de suas vidas foi dedicada ao Queimados Futebol Clube, fundado ainda na década de 1920.  Juntos, nossos entrevistados rememoraram uma "época de ouro" do futebol queimadense, entre as décadas de 1960/70, quando o time do Queimados F.C. conquistou vários campeonatos da liga local.
Durante esse bate-papo, José Cocão enfatizou a importância do clube como espaço de convivência e inserção social na comunidade queimadense.  A ideia que ambos nos passam é a de que o Queimados F. C., no passado, funcionava como uma grande família, baseada em laços de apoio e confiança, passando por cima das desigualdades sociais.  Sob esse aspecto, percebemos a construção de sentimentos identitários que agregaram os queimadenses e que, posteriormente, foram fundamentais na luta pela emancipação.  Cocão e Borracha lamentam que essa característica do clube esteja se diluindo com o passar dos anos, o que para nós, evidencia a perda de um lugar que seja referência na memória da cidade...
No contexto dessa aparente luta entre passado, presente e futuro, José Cocão e Jair Borracha admitem que o progresso é inevitável e que, nesse sentido, muito tem sido feito nos últimos anos para que a cidade se desenvolva.  Porém, eles nos chamam a atenção para o fato de que a História está ali, viva em cada cidade, bairro ou esquina e não deve ser esquecida.  Nesse sentido, vamos além: admitimos que a História é uma construção permanente e coletiva, sendo portanto, importantíssima a sua compreensão e valorização a fim de que possamos entender quem somos e por que estamos...

Foto final da "partida": Prof. Nilson, Jair Borracha,
José Cocão e Profª. Claudia.


Para ver mais fotos* desse encontro, clique aqui!


* Crédito das fotografias dessa entrevista: João Batista

7 comentários:

  1. Lindo texto, rica entrevista. Porém, triste constatação de que o sentimento de apoio e enfrentamento das desigualdades já se extingue.
    Será que dá pra reverter esse processo?
    Creio que vocês estão ajudando nessa caminhada rumo à reconstrução.

    ResponderExcluir
  2. É fato: o individualismo é um dos crueis sintomas da pós modernidade e não sei se esse é um processo passível de reversão... Porém, se conseguirmos apontar pra isso em nosso discurso, despertando algum tipo de consciência na população local, estarei imensamente satisfeita!
    Obrigada pelo apoio!

    Em tempo: sugestão sobre a digitação dos caracteres aceita!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Profª Cláudia, seu trabalho é sempre muito talentoso fruto da sua competência, dedicação, e a paixão a qual você dedica seus estudos.
    Da Baixada Fluminense (Queimados, RJ) a Emília Romagna (Bologna)seu trabalho é sempre de Qualidade!
    Grande abraço
    Eu

    ResponderExcluir
  4. A Baixada Fluminense precisa de mais iniciativas como esta. Elas contribuem para a elevação da auto-estima da população local e servem de banco de informações para a discussão e implementação de políticas públicas.
    A História nao pode ser, como pensam alguns, somente uma "coisa" exótica do passado. Ela é viva e precisa ser reinterpretada todo o tempo, mesmo que afete o ego daqueles que se acahm intocáveis. A crica ao conhecimento é o que faz o conhecimento avançar. Alguns "historiadores" pararam no tempo.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns professores Cláudia e Nilson! precisamos resgatar nossas histórias para sabermos como chegamos aqui, conhecer melhor nossas identidades e valorizar nosso presente e nosso futuro. Não sou de Queimados mas, trabalho na rede com professora de Educação Física. Sugiro que sejam feitos resgates desta natureza nas escolas de Queimados e também de outras práticas como a Dança entre outras práticas.Se me permitem vou passar adiante estas informações com os devidos créditos. Visitem o blog da escola Washington Manoel. Abraços! http://escolalugardeserfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Agradecemos os comentários de incentivo e as iniciativas de divulgação do nosso trabalho (até mesmo aqueles anônimos...) A ideia de um resgate da Memória e da História junto às escolas é um dos focos do nosso projeto: "Encontros e Conexões"(vejam artigo anterior).
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  7. Somente o professor Nilson Henrique para nos fazer voltar à infância. Muito obrigado. Jair Borracha.

    ResponderExcluir