terça-feira, 13 de setembro de 2011

Desfile Cívico encerra Semana da Pátria em Queimados: várias escolas mantêm a tradição e desfilam pelo centro da cidade

Os desfiles cívicos, que fazem parte das comemorações envolvendo o 07 de setembro, são uma das tradições de Queimados.  Os mais antigos queimadenses, certamente lembrarão do envolvimento apaixonado do professor Joaquim de Freitas, fundador do Colégio Manuel Pereira, em tais ocasiões.  A banda deste colégio, imortalizada em tantos desfiles sob a regência do maestro Manoel Gibson da Silva e considerada entre as melhores do estado do Rio de Janeiro, não mais participa do evento.  Nesse sentido, percebemos o quanto o tempo passou e algumas características locais foram se perdendo ou se diluindo ao longo dos anos.  O sentimento é, por vezes, de intensa nostalgia.  Esse sentimento, além de evocar o respeito devido à pátria, certamente passa pelas memórias individuais e desperta a consciência de fazer parte da História da cidade, como fica patente nas fotografias a seguir:
Hoje, o Sr. Gentil Gomes Cunha
assiste os desfiles, ladeado por
dois amigos: nostalgia.

Banda do Colégio Manuel Pereira,
em desfile na década de 1960: em
primeiro plano, o Sr. Gentil Gomes.
Em sequência, os Srs.: Valfredo
Nonato, Aécio Monteiro, Roberto
Costa, [não identificado], Lino
Antunes, Norberto Duarte e
Guilherme Xanchão.
















Felizmente, percebemos uma preocupação crítica com esse processo ao observarmos o tema do desfile desse ano: "Queimados: Incluindo, Preservando, Desenvolvendo com Muito Mais Educação."  Considerando as inevitáveis mudanças sociais, políticas e econômicas pelas quais Queimados vem passando ao longo das últimas décadas, não podemos nos esquecer das nossas raízes, do que fomos e nos fez ser o que somos hoje.  Ao nos depararmos com pessoas como o Sr. Gentil, que até hoje acompanha os desfiles e lembra, com emoção, dos tempos em que participava da banda do Colégio Manuel Pereira, temos a certeza de que podemos resgatar essas experiências.
Assim, investigando essas memórias, descobrimos que, em outras épocas, por volta da década de 1960, o desfile (hoje realizado nas imediações da Praça dos Eucaliptos) era realizado na Avenida Irmãos Guinle, por ser a única via calçada no centro de Queimados. 

Desfile Cívico pela Av. Irmãos Guinle:
década de 1960.
O Desfile Cívico em Queimados: 2011.











A exemplo do tema do Desfile Cívico desse ano, também acreditamos que, se o desenvolvimento é desejado e inevitável, ele não precisa, necessariamente, solapar todas as experiências passadas, que constituem a memória de um povo.  Da mesma forma, acreditamos que é por meio da educação que seremos capazes de um dia, quem sabe, equacionar essa tensão entre desenvolvimento e preservação.

Durante o desfile, da esquerda para a direita: o vice-prefeito Dequinha,
Prof. Nilson Henrique, Sr. Luiz Alonso, o Secretário de Fazenda Vilella,
o prefeito Max Lemos, Sr. Tião "Pisca-Pisca" e o ex-prefeito Azair Ramos. 

6 comentários:

  1. Olá professor, espero que tenhas visto a minha escola que foi a primeira a desfilar depois da Apae. As crianças gostam muito! Só fiquei triste porque vc não foi ao Seminário de Capoeira no Metodista a tarde e perdeu a chance de ver os baluartes da Capoeira palestrando, e também não viu a minha palestra. Uma pena! fica pra próxima! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Equacionar desenvolvimento e preservação; eis uma problemática tão complexa quanto essencial...

    ResponderExcluir
  3. Profª Fatima Muniz disse...
    Professor Nilson, vc sempre acompahando os eventos de Queimados! Mas, nossa amiga DENISE GUERRA (esquilo elétrica), mas uma vez fez bonito no Desfile Cívico com as suas meninas das fitas e foi palestrante sobre a capoeira!!! Ela é D+! Merece todos os louros queimadense!
    Nilson, no momento do Desfile Cívico, fui homenageada pela Diretora Nira, Secretário de Educação Lenine, Carlos Albino, Lina e Max Lemos. Me levaram p/ o palanque, recebi flores e elogios pelo trabalho que desenvolvo e pela divulgação do mesmo na Revista Educar Appai (foram distribuídos alguns exemplares na hora)! Foi uma surpresa! Aproveito o momento p/ agradecer a todos que me fizeram esta surpresa!

    ResponderExcluir
  4. Ao ver fotos de desfiles cívicos de agora e do passado em Queimados, é impossível não relembrar minha infancia e adolescencia em Valença-RJ, quando com muito entusiasmo e espírito patriótico, estufávamos o peito para mostrarmos imponentes, o uniforme de nossa escola! Ah! Quantas saudades! Mas esta é outra estória. Parabéns pela bela cobertura do desfile e por me fazer voltar ao meu passado...

    ResponderExcluir
  5. Que surpresa boa descobrir este site ! Morei em Queimados dos 06 aos 17 anos e lembro de muitas coisas boas que fizeram parte da minha infância. Tambem fiz parte da banda e toquei sob a batuta do Mestre Quibson. Domingo era dia de missa do Padre Marques e a grandiosidade dos bailes com orquestra ao vivo no Ginásio Manuel Pereira !

    ResponderExcluir
  6. eu.sou.jorge.nonato.eu.fiz.parte.desta.banda.do.colegio.manuel.pereira.em.queimados.rj.esta.epoca.foi.muito.boa

    ResponderExcluir