quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Tem início a segunda etapa do Projeto Encontros & Conexões

O Prof. José Roberto, do NEA/UERJ, é apresentado pela
Profª Claudia Costa
Teve início, no último sábado (24/09), a segunda etapa do projeto Encontros & Conexões: [re]descobrindo histórias.  Nesta fase, os cursistas contarão com aulas ministradas por professores-pesquisadores do Núcleo de Estudos da Antiguidade (NEA/UERJ), sobre metodologias de pesquisa em História.  Assim, complementando as discussões acerca da História Local introduzidas na primeira fase, os participantes poderão agregar sugestões de trabalho desses conteúdos, dentro de sala de aula.  O objetivo é apontar possibilidades de pesquisa que visem enriquecer a prática pedagógica, conjugando o conhecimento sobre a cidade e variadas técnicas de abordagem desse tema, junto aos alunos.
Cursistas atentos, nessa segunda fase do Encontros
& Conexões.
Nessa primeira aula, contamos com a presença do professor doutorando José Roberto Paiva Gomes, que destacou algumas questões introdutórias quanto ao uso de imagens em sala de aula.  As imagens, consideradas por correntes historiográficas recentes como documentos históricos de grande importância, podem e devem ser usadas como valioso instrumento pedagógico também!  Em uma sociedade cada vez mais repleta de estímulos visuais, elas podem aproximar o aluno da História, despertando nele o interesse pelo assunto.  Entretanto, como salientou o professor José Roberto em sua fala, devemos propor uma análise crítica, ao trabalharmos com qualquer tipo de documento histórico.  Ao usarmos imagens estáticas ou em movimento (como os filmes, por exemplo), devemos conscientizar os alunos de que tais produções são frutos de uma determinada época ou circunstância e que, portanto, é permeada de carga ideológica própria.  Em outras palavras, ao adotarmos tais recursos em sala de aula, não devemos permitir que nossos alunos os encarem como retratos fieis de um tempo ou porta-vozes de verdades absolutas.  
Dessa forma, aguardamos os próximos encontros, certos de que novas experiências e possibilidades serão compartilhadas entre a pesquisa histórica e a prática pedagógica! 

4 comentários:

  1. Olá queridos, estamos juntos em mais uma fase rica deste projeto!!! Obrigada por tudo!! depois passe no blog da nossa escola para ver nossos últimos trabalhos. Bjs no coração de vcs!!!

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de assinar, mas, acho que vcs sabem que é a profª Denise, né?!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Nilson e equipe do Projeto Encontros e Conexões! Estou de coração junto de vocês neste empreendimento! Nós do Grupo de Pesquisa Memória, Cultura e Patrimônio da UNIRIO estamos vibrando com a proposta! Contem com nosso apoio incondicional para o projeto. Estamos juntos. abs. Regina Abreu

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a equipe do organizadora do Projeto. A aula do prof. José Roberto foi excelente e muito enriquecedora,assim como a proposta do curso. Estou muito contente por poder participar com vocês desta empreitada. Obrigada pela oportunidade.

    ResponderExcluir