domingo, 2 de outubro de 2011

Jornal Extra denuncia: "Memória prestes a virar pó"

Casa que abrigou a Tenda Espírita N. Srª. da Piedade,
em 1908: patrimônio com dias contados! (foto: Roberto Moreyra)
Mais uma vez o Jornal Extra nos chama a atenção para um caso (Ou seria descaso?) em que a preservação do Patrimônio Histórico de uma região é posta em xeque.  Dessa vez, no bairro de Neves, em São Gonçalo, uma casa centenária aguarda a demolição iminente, em meio às estruturas metálicas já erguidas e que irão servir-lhe de epitáfio.  O imóvel tem seu valor histórico atrelado ao surgimento da Umbanda.  Foi nessa casa que, segundo dados da reportagem, Zélio Fernandino de Moraes, por inspiração da entidade Caboclo das Sete Encruzilhadas, fundou a Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade e presidiu a primeira sessão dessa religião, nos idos de 1908.
Ainda segundo a reportagem, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) afirmou que nunca houve um pedido de tombamento do imóvel.  Para as esferas estadual e municipal, a antiga casa também passou desapercebida e, por isso, não há nada que possa evitar o seu desaparecimento. Trata-se de mais um fato lamentável, principalmente para os quase 400 mil umbandistas brasileiros...
Casa que pertenceu à Dona Jaci Cruz
Jorge: patrimônio perdido...
Essa reportagem nos fez refletir, mais uma vez, sobre o recente destino da casa rosa, onde morava a falecida Dona Jaci Cruz Jorge.  Sua rápida demolição e a construção de uma enorme loja em seu lugar ainda causa desconforto a muitos queimadenses.  Muito mais que simples construções, essas casas são importantes fragmentos das memórias locais.  Exatamente por esse motivo, precisam de políticas públicas que cuidem de sua preservação para que, com elas, possamos nos manter mais próximos da nossa História!

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. eu li é uma pena que isto ocorra e o dono como nao sabia de quem era a casa nao pode fazer nada a nao ser derrubar.

    outra q tbm corre este risto e a fazenda q fica em vassouras do barao de vassouras,q esta sem reformas mais e tombando saiu no o globo de domingo passado 26/09/2011.

    ResponderExcluir
  3. Poxa tentam apagar mais um pouco da memória destas cidades, o pior é que vemos isso em todo canto. Na rua que eu moro tem uma casa de 1894 em ruinas, tem um livro sobre o chorinho que diz que Pixinguinha nasceu aqui nesta rua teria sido nesta casa? se não foi nela com certeza eles eram vizinhos de Pixinguinha, quem vai poder contar esta história se não for retomada e valorizada?

    ResponderExcluir
  4. Isso se deve ao descaso do próprio filho de Umbanda que nunca respeitou a história de sua própria religião. Nunca soube como fazer esses pedidos de tombamento, tbm porque era muito moço para saber dessas coisas... mas, se houvesse a oportunidade teria feito o pedido. Entretanto, antes do tombamento era preciso união dos umbandistas e respeito por aquele que humildemente fundou a Doutrina de Umbanda e criou a religião em solo brasileiro para o mundo todo.

    ResponderExcluir