terça-feira, 25 de outubro de 2011

Encontros & Conexões: segunda fase do projeto segue discutindo metodologias para a pesquisa histórica

Prof. Luís Filipe coordena a atividade
prática, durante o segundo encontro.
Desde a abertura da segunda etapa do projeto Encontros & Conexões, com a aula do professor José Roberto de Paiva, já transcorreram três sábados, durante os quais foram debatidas diferentes metodologias de pesquisa histórica.  A cada encontro, dois professores do Núcleo de Estudos da Antiguidade (NEA/UERJ) abordam propostas metodológicas para trabalhar com diversos tipos documentais: textos, imagens, depoimentos orais...  As possibilidades são variadas.  Ao final de cada encontro, uma atividade prática é sugerida aos cursistas, como forma de complementar as sugestões de análise propostas.
O grupo assiste a exposição do Prof.
Cristiano Bispo: terceiro encontro.
No segundo sábado, contamos com a presença dos professores Luis Filipe Bantim e Carlos Eduardo Campos, apresentando a metodologia da Análise do Discurso, aplicada a contextos diversos.  Durante a apresentação dos professores, os participantes puderam perceber as interações estabelecidas entre a Antiguidade e o Tempo Presente, apontando a possibilidade de levar esse debate às salas de aula das escolas.
No terceiro sábado, os professores Cristiano Bispo e Trícia Magalhães deram continuidade ao curso, apresentando, respectivamente, uma proposta semiótica de análise de imagens e técnicas para a elaboração de um projeto de pesquisa.  O estudo das imagens não é menos importante que a análise dos discursos escritos e, assim como estes, pode se constituir em instigante material para ser trabalhado junto aos alunos.  Porém, é de fundamental importância que esse arcabouço metodológico seja compreendido e exposto sob forma de projeto, para que fique claro para todas as partes envolvidas, a forma de execução e os objetivos a serem atingidos.
No quarto sábado, as professoras Claudia Costa e Maria de Fátima do Rosário abordaram a questão da História Oral.  Na primeira parte da aula, a professora Claudia expôs um pouco da metodologia da História Oral: como ela surgiu na academia, seus usos e os cuidados que o pesquisador deve ter quando da realização de uma entrevista.  Complementando a exposição sobre História Oral, a professora Maria de Fátima apresentou um pouco da história da etnia Dogon, uma sociedade africana que vive no território do atual Mali e que mantém sua cultura baseada na oralidade.  Ao final, uma oficina foi proposta, com a confecção da boneca Abayomi, uma boneca africana. 
O quarto encontro se encerra com a
oficina proposta pela Profª. Maria de
Fátima.
Profª. Claudia Costa apresenta a
metodologia de pesquisa da
História Oral: quarto sábado.












No próximo sábado, teremos o encerramento de nossas aulas teóricas, com as presenças dos professores Alair Duarte e Junio César Rodrigues.  Esperamos, assim, encerrarmos com sucesso o ciclo de aulas sobre metodologia para pesquisa histórica.  Reiteramos que o suporte metodológico oferecido por meio das aulas dessa fase do projeto, visa apontar possibilidades para que os cursistas pensem em propostas ou projetos que possam ser desenvolvidos junto a seus alunos. Esses projetos serão realizados no próximo ano e seus resultados, apresentados por ocasião do II Seminário de Memória e Patrimônio Histórico de Queimados.


Os professores Maria de Fátima, Nilson Henrique e Claudia Costa, juntos
com a turma: todos exibindo suas bonequinhas Abayomi, confeccionadas
durante oficina.

Em tempo: lembramos àqueles que irão à visita técnica em Vassouras (dia 19/11) e que ainda não confirmaram, favor fazê-lo até o próximo sábado, para que possamos ter ideia do quantitativo para o transporte e hospedagem.

3 comentários:

  1. Creio ser de suma importância,conhecer melhor a história de Queimados,pois nasci no município e por isso também faço parte dela.Sou professora,Orientadora Educacional do município de Mesquita e gostaria de participar do grupo,mas aos sábados estudo para concursos.Gostaria de saber se as aulas estão sendo aplicadas em outros dias da semana e em que horário?. Atenciosamente...Andrea Maria

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  2. Mais uma vez, em nome da Coordenação de Pesquisa e Documentação do IPHAN (Copedoc), parabenizamos esse trabalho extremamente importante para ampliar nosso conhecimento e nossas competências para enfrentarmos o desafiador campo do patrimônio cultural brasileiro. A História tem um papel fundamental de propiciar uma reflexão mais crítica e qualificada sobre a memória, a identidade dos grupos sociais e o patrimônio. Saudamos em particular ao nosso amigo Nilson Henrique por mais essa iniciativa vitoriosa. Profº Luciano S. Teixeira, historiador.

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  3. Olá, esta postagem resumiu bem a qualidade do nosso curso! Estamos crescendo a cada dia com todos estes encontros e conexões. Parabéns professor Nilson por todo empenho e pela maravilhosa iniciativa! Bjs!

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