segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Uma noite prá não esquecer: alunos da E.M. Leopoldo Machado remexem suas memórias e nos brindam com muuuitas histórias!

A professora Claudia inicia sua apresentação, falando sobre
os múltiplos significados de "memória."
O último dia 28 foi uma noite especial!  A convite da professora Verônica, que vem desenvolvendo um interessante trabalho sobre preservação das memórias junto aos seus alunos da Educação de Jovens e Adultos, fomos até a Escola Municipal Leopoldo Machado conhecê-los melhor.  O objetivo?  Mostrar-lhes um pouco do nosso trabalho de pesquisa da História de Queimados mas, principalmente, ouvir atentamente o que as memórias dessa gente, que ajudou e ainda ajuda construir a cidade, poderiam nos revelar.  O debate foi enriquecedor!  Os alunos ouviram atentos a primeira parte da aula e foram superando, gradativamente, a timidez.  A discussão foi fomentada, após a exibição de parte de um episódio do Sítio do Picapau Amarelo, no qual Emília, a sagaz boneca de pano criada por Monteiro Lobato, agita todos os moradores do sítio, ao decidir escrever suas Memórias...  Começa, então, uma divertida disputa: quem deverá escrever as memórias do sítio? Que fatos receberão destaque? O que é verdade e o que é mentira nessa narrativa?  Só é digno de crédito aquilo que está escrito?
A professora Verônica exibe o pequeno sapatinho, objeto
de valor inestimável: presente da parteira que a ajudou
nascer.
Assim, os alunos da professora Verônica foram convidados a refletir um pouco mais sobre o ofício do historiador e, também, contribuir conosco na construção dessa história.  Assim, ao observarem uma série de fotografias antigas de Queimados, relembraram aspectos de suas infâncias, onde nasceram ou porque optaram por viver em Queimados.  Por olhos atentos e emocionados, desfilaram imagens dos antigos laranjais, da estação ferroviária há mais de 50 anos, da principal praça da cidade, de um dos antigos cinemas... Em nossos ouvidos atentos, ficaram retidas narrativas curiosas e comoventes, de pessoas que vivenciaram quase todo o processo de crescimento urbano do local, que culminou com sua emancipação.
Ao final desse proveitoso encontro, agradecemos imensamente a oportunidade aberta pela professora Verônica, para que pudéssemos levar um pouco do nosso trabalho à comunidade escolar queimadense.  Agradecemos mais ainda, aos seus alunos, pela lição de perseverança e sensibilidade que nos foi dada naquela noite de quarta-feira...  
Após remexerem suas memórias, alunos e professores (Quem é quem?) posam
para a foto de despedida.
     

Um comentário:

  1. Bravíssimo!!!! Professora Verônica sempre muuuito bem nas fotos e à frente dos seus alunos da EJA!! Parabéns pela iniciativa de valorizar estas belíssimas memórias vivas!!!Vcs precisam ir nas demais escolas. Aguardamos a visita de vcs na E.M. Washington Manoel, é pertinho hein?! Bjs no coração de vcs!!!

    ResponderExcluir