domingo, 18 de agosto de 2013

VII Seminário Nacional de História da Historiografia: nossas iniciativas apresentadas e discutidas em Simpósio Temático sobre Educação e Ensino de História

Material do VII Seminário Nacional de História da
Historiografia. Nesse ano, o tema foi Teoria da História
e História da Historiografia: diálogos Brasil-Alemanha.
Entre os dias 12 e 15 de agosto de 2013 realizou-se, na Universidade Federal de Ouro Preto, campus de Ciências Humanas situado na cidade de Mariana - MG, o VII Seminário Nacional de História da Historiografia. Com o tema "Teoria da História e História da Historiografia: Diálogos Brasil-Alemanha", o evento contou com a participação de professores/pesquisadores de diversos centros de produção acadêmica desses dois países que, nesses quatro dias, proferiram palestras ou conferências, propuseram minicursos e participaram dos debates ocorridos nos onze simpósios temáticos.
No Simpósio Temático intitulado "História da Historiografia, Educação e Ensino de História" e coordenado pela Profª. Drª Carina Martins Costa (UERJ), Prof. Dr. José Rubens Lima Jardilino (UFOP) e Prof. Dr. Marcelo Abreu (UFOP), foi apresentada, pela professora Claudia Costa, a comunicação "Pelas memórias queimadenses: a possibilidade de escrita da história para além dos muros da academia". Essa comunicação apresentou reflexões e desdobramentos possíveis do trabalho desenvolvido em parceria com o professor Nilson Henrique, que consiste no registro e, posterior, análise crítica das memórias queimadenses.
A professora Claudia Costa apresenta suas pesquisas sobre as memórias
queimadenses, ouve perguntas, críticas e sugestões: é Queimados no VII
Seminário Nacional de História da Historiografia, realizado na Universidade
Federal de Ouro Preto! 
Nesse sentido, a professora Claudia iniciou sua exposição, citando Leonor Arfuch, quando a linguista argentina preconiza que as entrevistas realizadas no âmbito de pesquisas de ciências sociais pressupõem um estágio inicial, direcionado à elaboração de produtos outros (ARFUCH, 2010: 242). No presente caso, destacamos que esses "produtos outros" não têm se restringido à pesquisa acadêmica. De fato, longe de se fechar no interior dos muros acadêmicos, as pesquisas desenvolvidas por nós, do Pesquisa, Memória e História de Queimados têm apontado variadas e instigantes possibilidades de trabalho, especialmente no campo da escrita e ensino da História Local. Assim, foram apresentados e submetidos aos debates que se seguiram, um pouco de nossas iniciativas nesse sentido, tais como as próprias entrevistas, exposição, seminários, palestras, oficinas, trabalhos de campo etc. 
Consideramos que a participação nesses eventos oportunizam o surgimento de diálogos que muito tem contribuído para o incentivo e aprimoramento do nosso trabalho. Ainda temos comunicações inscritas em mais dois eventos nesse ano. Em breve levaremos Queimados para Campinas, para o Encontro Regional Sudeste de História Oral e, encerrando o ano, retornaremos à UERJ, para a Semana de História Política. Até lá!

_______________________
Obs.: As despesas com a hospedagem da professora Claudia Costa, durante os dias do evento em Mariana - MG, foram custeadas com verba concedida pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário