domingo, 15 de setembro de 2013

Queimados vai a Campinas: nosso trabalho apresentado durante o X Encontro Regional Sudeste de História Oral

Conferência de Abertura do X Encontro Regional 
Sudeste de Historia Oral: o professor Richard Candida
 Smith fala sobre as memórias norte-americanas 
no contexto da Segunda Guerra Mundial.
Continuamos na estrada, nesse produtivo ano de 2013. Setembro começou com nossa ida a Campinas, para participar do X Encontro Regional Sudeste de História Oral, realizado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), entre os dias 10 e 13. Nas malas, além de laptop, roupas e livros, mais uma vez, as expectativas de apresentar um pouco do nosso trabalho e incorporar críticas e sugestões para aprimoramento da nossa prática. Para isso, além de ouvintes e expositores, nos inscrevemos em dois minicursos oferecidos no decorrer dos dias do evento, a fim de participar de debates em torno das tensões entre memória e história e dos usos do audiovisual para mediar tais relações.
Logo no primeiro dia de trabalho, bem cedo, os minicursos já nos surpreenderam positivamente. As questões debatidas pelos professores Glauber Cícero Biazo (NEHO-USP) e Marta Rovai (UFPI), ao longo dos encontros do minicurso "Teoria e procedimentos em História Oral: a memória e a contribuição das fontes orais para a pesquisa histórica" propiciaram ao professor Nilson Henrique, a reflexão sobre nossas práticas, como a realização e análise das entrevistas. Da mesma forma, as aulas ministradas pela professora Ana Carolina Maciel (LABHOI/UFF e Museu Paulista/USP) ao longo do minicurso "O audiovisual como suporte narrativo" foram extremamente instigantes para a professora Claudia Costa, no que diz respeito à produção de filmes/documentários sobre o material audiovisual que já coletamos ao longo desses cinco anos.
Mesa 2: Poder, Violência e
Intolerância, com os p
rofessores
Antônio Motenegro (UFPE),
Margareth Rago (UNICAMP),
Christina Lopreato (UFU) e
Maria Elena Bernardes (UNICAMP)
Após a aula do primeiro dia caminhamos, da Faculdade de Educação até o Centro de Convenções para a Conferência de Abertura. Nessa ocasião, o professor Richard Smith (University of California, Berkeley) expôs um pouco de suas reflexões a partir do trabalho com depoimentos de norte-americanos que vivenciaram, em diversas escalas, a experiência da Segunda Guerra Mundial. Nos dias subsequentes, tivemos a oportunidade de participar das exposições e debates que acompanharam as mesas 1 e 2, intituladas, respectivamente, "História Oral: violências nos espaços domésticos e escolares" e "Poder, violência e intolerância".
Pausa para o almoço no bandejão da UNICAMP e a jornada prosseguia, com a realização dos Grupos de Trabalho (GTs) entre 14 h e 18 h. Dentre os doze GTs disponíveis no evento, inscrevemos nossa proposta de apresentação no GT 2 - "Diálogos contemporâneos: fontes orais e visuais nas pesquisas sobre memória," coordenado pelas professoras Lucia Grinberg (UNIRIO) e Ana Maria Mauad de Sousa Essus (UFF). Acompanhando as apresentações e discussões ocorridas em todos os dias desse grupo de trabalho, pudemos entrar em contato com pesquisas e
Material do evento e certificados:
essa foi mais uma oportunidade de
conhecer a produção de outros
pesquisadores e dar a conhecer
o nosso trabalho.
pesquisadores de diversas instituições, propiciando um importante intercâmbio de ideias. No último dia, nossa apresentação mostrou um pouco do trabalho que vem sendo desenvolvido a partir das entrevistas com as lideranças emancipacionistas queimadenses, apontando para a possibilidade da escrita da história desse momento decisivo para a autonomia política da cidade.
Terminadas as últimas exposições e o debate do GT, a Conferência de Encerramento, proferida pela Profª. Drª. Ângela de Castro Gomes (UFF e CPDOC/FGV) fechou com chave de ouro o evento. A professora Ângela, aliás, esteve presente no último dia do nosso grupo de trabalho e contribuiu com importantes sugestões a respeito do nosso trabalho, assim como as interseções feitas pelas professoras Ana Mauad e Lucia Grinberg.   
Da esquerda para a direita: Clea Santos (Fundação José Carvalho),
Fernanda Silva (UNIRIO), Profª. Ângela de Castro Gomes (FGV),
Profª. Ana Maria Mauad (UFF), Profª. Lucia Grinberg (UNIRIO),
Profª. 
Claudia Costa, Prof. Nilson Henrique, Profª. Ana Carolina
Maciel (Museu Paulista) e Profª. Ana Maria Negrão (UNICAMP):
encerramento dos trabalhos no GT 02 - Diálogos contemporâneos:
fontes orais e visuais nas pesquisas sobre memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário