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A professora Juçara Mello (PUC-Rio) inicia a apresentação
do projeto, a partir da discussão sobre "O que é memória?" |
Na tarde dessa sexta-feira (25/10), uma equipe do grupo de pesquisa sobre Patrimônio Cultural e Ensino de História foi ao CIEP Vereador Sebastião Portes, em Queimados, para um bate-papo com os docentes e equipe pedagógica sobre as possibilidades da Educação Patrimonial para o processo de ensino-aprendizagem de História. A equipe, sob a coordenação da professora Juçara Mello, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), desenvolve projeto fomentado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e conta com a participação de professores-pesquisadores da própria instituição, bem como da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Esses pesquisadores estão interessados em discutir as relações entre a produção historiográfica e o ensino de história e fomentar ações que possam estreitar os vínculos entre essas duas esferas de produção de conhecimento. Seguindo por essa perspectiva, a busca por uma parceria com um colégio de formação de professores, como o CIEP Vereador Sebastião Portes, se configura um desafio estimulante, no sentido de ampliar o debate entre a pesquisa, a formação docente de nível médio e a prática de ensino. Nesse encontro estiveram presentes, além da professora Juçara, a professora mestranda Claudia Costa (UERJ e Pesquisa Memória e História de Queimados) e os pesquisadores Ruberval Silva (PUC) e Davi Campino (PUC). Presença, também, do professor Nilson Henrique que, além de pesquisador da história de Queimados, foi responsável por mediar o contato entre o grupo de pesquisa e o colégio.
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A professora Claudia Costa aborda um pouco das tensões
que envolvem os diálogos entre memória e história, ao
longo da produção historiográfica. |
Ao começar sua exposição, discutindo "o que é memória?" a partir de uma história infantil, a professora Juçara, que também é professora da rede pública estadual do Rio de Janeiro, propôs que todos refletissem sobre os usos da memória no cotidiano escolar. Para a historiografia, as relações entre memória e história nem sempre foram bem aceitas. Nesse sentido, a professora Claudia Costa complementou a fala da professora Juçara, ao abordar o debate acadêmico acerca das interações possíveis entre memória e história. Para isso, a professora Claudia mobilizou sua própria experiência enquanto professora da Educação Básica e pesquisadora da história de Queimados. Dessa forma, uma das propostas desse projeto é, a partir de experiências do alunado, suas práticas e afetividades, buscar um caminho que torne a relação entre professor e aluno, ensino e aprendizagem, mais instigante e produtiva.
A interação dos professores da unidade escolar foi o ponto alto do encontro. Ao compartilhar com o grupo de pesquisa, suas inquietações a respeito dos rumos que a Educação Básica vem tomando e suas experiências em sala de aula, os professores do CIEP Vereador Sebastião Portes se mostraram receptivos à proposta de trabalho enunciada pelo grupo de pesquisa sobre Patrimônio Cultural e Ensino de História.
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Professores do CIEP Vereador Sebastião Portes colocam questões e
compartilham experiências, que são debatidas pela professora Juçara. |
Ao finalizar o encontro, uma atividade foi proposta aos professores, procurando despertar as sensibilidades sobre os bens patrimoniáveis, tangíveis e intangíveis, a partir da observação/identificação de fotografias do município de Guapimirim.
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Professores de diversas áreas analisam as fotografias de Guapimirim:
atividade proposta ao final do encontro. |
A oportunidade de analisar as imagens de Guapimirim, certamente contribuiu para que aguçasse em todos, a possibilidade de desenvolver trabalhos junto à comunidade escolar, com registros fotográficos de Queimados. O colégio e sua equipe docente foram contemplados, ainda, com a doação de três exemplares do livro "Memória Fotográfica da Baixada Fluminense", uma publicação do INEPAC que esboça um histórico geral dos municípios que integram a Baixada Fluminense, a partir de fotografias.
Assim, esperamos que novos encontros aconteçam e que esse projeto possa ser dinamizado nessa unidade escolar e nas demais unidades selecionadas para tal.
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Professores reunidos, ao final do encontro: expectativa de uma
profícua parceria para esse instigante projeto. |
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