Kit do evento: nossas credenciais e os certificados correspondentes às nossas exposições. |
Na última quinta-feira, dia 06/06/2013, às 14 horas, foi apresentado, no Simpósio Temático 04 - "História Política e Culturas Políticas no Brasil Contemporâneo (1945-2013), o trabalho da professora Claudia Costa, intitulado "As narrativas orais acerca da emancipação do município de Queimados (RJ): uma possibilidade de análise no campo da história política." Sua comunicação abordou parte de sua pesquisa sobre a emancipação de Queimados, que vem sendo desenvolvida junto ao Programa de Pós Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGH/UERJ), sob a orientação da professora Márcia de Almeida Gonçalves. Durante cerca de 20 minutos, a professora Claudia Costa procurou destacar a importância do uso de fontes orais, como documentação para trabalhar seu tema, tendo como eixo a renovação da História Política e o próprio conceito de Culturas Políticas. Esse conceito, surgido a partir do diálogo entre Antropologia e Ciência Política, tem suscitado profícuos debates, também em âmbito historiográfico. Dessa forma, a professora Claudia busca compreender o processo de emancipação queimadense, tendo como ponto de partida, as tensões entre culturas políticas autoritárias e culturas políticas democráticas, em questão no Brasil do pós ditadura. Completando essa mesa, coordenada pelos professores mestrandos Carla Corradi e Gabriel Amato, estavam: o doutorando Marcelo Romero (UFJF), a doutoranda Mélanie Toulhoat (IHEAL - Paris 3 - Sorbonne Nouvelle) e a graduanda Rochelle Gutierrez Bazaga (UFTM).
Às 16 horas, teve início a mesa de comunicações livres, intitulada "Ensino de História II", na qual o professor Nilson Henrique teve a oportunidade de levar, para o público acadêmico, um pouco do projeto "Encontros & Conexões: [re]descobrindo histórias", idealizado no bojo das ações empreendidas pelo Centro de Pesquisa em Memória e Patrimônio Histórico de Queimados e realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Queimados, no ano de 2011. Ao longo de sua fala, o professor Nilson ressaltou a importância da formação continuada dos docentes e o caráter pluridisciplinar de projetos como esse. Para quem não se lembra ou não participou do projeto, o "Encontros & Conexões" tinha como objetivo geral, a integração de disciplinas do currículo da educação básica, no sentido de revisitar a história local, objetivando despertar a consciência histórica de docentes e discentes, enquanto atores dessa dinâmica. A partir dessa premissa, buscou-se a compreensão da historicidade da Baixada Fluminense, em articulação com o Vale do Paraíba, levando em conta as relações econômicas, sociais e culturais estabelecidas entre essas regiões, ao longo do tempo. completando essa mesa, coordenada pela professora doutoranda Débora Cazelato, estavam: Marco de Mendonça (UFMG), Thiago Viana (UFV), Cleyton Santos e Carlos Soares (ambos do Centro Universitário Adventista de São Paulo).
Professora Claudia Costa, mestranda do PPGH/UERJ, faz a exposição de parte de sua pesquisa no II Encontro de Pesquisa em História da UFMG: dando a conhecer um pouco da história de Queimados. |
O produtivo debate que se seguiu, em ambas as mesas, suscitou-nos muitas reflexões e fez com que retornássemos ao Rio de Janeiro, cheio de ideias e com a certeza de que, apesar de todas as dificuldades, o trabalho que desenvolvemos vem sendo conhecido, reconhecido e respeitado dentro e fora das comunidades acadêmicas. Oportunidades como essa são, certamente, uma motivação imensa para que prossigamos em nossas jornadas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário