sábado, 8 de junho de 2013

Pesquisa, memória, história e educação: é Queimados no II Encontro de Pesquisa em História da UFMG!

Kit do evento: nossas credenciais e os certificados
correspondentes às nossas exposições.
O trabalho em várias frentes, realizado pelo Pesquisa, Memória e História de Queimados, a despeito de todas as dificuldades, tem dado muitos frutos e, especificamente nesse ano, ultrapassado muitas fronteiras.  Nessa semana, estivemos em Belo Horizonte, para participar do II Encontro de Pesquisa em História da Universidade Federal de Minas Gerais (IIEPHIS/UFMG), onde apresentamos resultados parciais de nossos trabalhos, perante pesquisadores do Brasil e do mundo.
Na última quinta-feira, dia 06/06/2013, às 14 horas, foi apresentado, no Simpósio Temático 04 - "História Política e Culturas Políticas no Brasil Contemporâneo (1945-2013), o trabalho da professora Claudia Costa, intitulado "As narrativas orais acerca da emancipação do município de Queimados (RJ): uma possibilidade de análise no campo da história política."  Sua comunicação abordou parte de sua pesquisa sobre a emancipação de Queimados, que vem sendo desenvolvida junto ao Programa de Pós Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGH/UERJ), sob a orientação da professora Márcia de Almeida Gonçalves.  Durante cerca de 20 minutos, a professora Claudia Costa procurou destacar a importância do uso de fontes orais, como documentação para trabalhar seu tema, tendo como eixo a renovação da História Política e o próprio conceito de Culturas Políticas.  Esse conceito, surgido a partir do diálogo entre Antropologia e Ciência Política, tem suscitado profícuos debates, também em âmbito historiográfico.  Dessa forma, a professora Claudia busca compreender o processo de emancipação queimadense, tendo como ponto de partida, as tensões entre culturas políticas autoritárias e culturas políticas democráticas, em questão no Brasil do pós ditadura.  Completando essa mesa, coordenada pelos professores mestrandos Carla Corradi e Gabriel Amato, estavam: o doutorando Marcelo Romero (UFJF), a doutoranda Mélanie Toulhoat (IHEAL - Paris 3 - Sorbonne Nouvelle) e a graduanda Rochelle Gutierrez Bazaga (UFTM).


Professora Claudia Costa, mestranda do PPGH/UERJ, faz a exposição de
parte de sua pesquisa no II Encontro de Pesquisa em História da UFMG:
dando a conhecer um pouco da história de Queimados.
Às 16 horas, teve início a mesa de comunicações livres, intitulada "Ensino de História II", na qual o professor Nilson Henrique teve a oportunidade de levar, para o público acadêmico, um pouco do projeto "Encontros & Conexões: [re]descobrindo histórias", idealizado no bojo das ações empreendidas pelo Centro de Pesquisa em Memória e Patrimônio Histórico de Queimados e realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Queimados, no ano de 2011.  Ao longo de sua fala, o professor Nilson ressaltou a importância da formação continuada dos docentes e o caráter pluridisciplinar de projetos como esse.  Para quem não se lembra ou não participou do projeto, o "Encontros & Conexões" tinha como objetivo geral, a integração de disciplinas do currículo da educação básica, no sentido de revisitar a história local, objetivando despertar a consciência histórica de docentes e discentes, enquanto atores dessa dinâmica.  A partir dessa premissa, buscou-se a compreensão da historicidade da Baixada Fluminense, em articulação com o Vale do Paraíba, levando em conta as relações econômicas, sociais e culturais estabelecidas entre essas regiões, ao longo do tempo.  completando essa mesa, coordenada pela professora doutoranda Débora Cazelato, estavam: Marco de Mendonça (UFMG), Thiago Viana (UFV), Cleyton Santos e Carlos Soares (ambos do Centro Universitário Adventista de São Paulo).

Professor Nilson Henrique expõe, em mesa de comunicações sobre o Ensino
de História, os objetivos propostos e os resultados obtidos com o projeto
Encontros & Conexões: [re]descobrindo histórias, realizado em Queimados,
no ano de 2011.
O produtivo debate que se seguiu, em ambas as mesas, suscitou-nos muitas reflexões e fez com que retornássemos ao Rio de Janeiro, cheio de ideias e com a certeza de que, apesar de todas as dificuldades, o trabalho que desenvolvemos vem sendo conhecido, reconhecido e respeitado dentro e fora das comunidades acadêmicas.  Oportunidades como essa são, certamente, uma motivação imensa para que prossigamos em nossas jornadas!      


Lamentando o pouco tempo disponível para a estada e participação nas
atividades do evento, nos despedimos de Belo Horizonte, às portas do
prédio da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH/UFMG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário