sexta-feira, 21 de junho de 2013

Trabalho sobre Queimados é apresentado em mais um evento: nossa participação na Semana de História FEUDUC, em Duque de Caxias

Mesa 3 - Baixada Fluminense: História, patrimônio e
memória social:
da esquerda para a direita, Profª. Ercília,
Prof. Fábio, Prof. Inácio, Profª Gisele e Profª Claudia Costa.
Mais uma oportunidade de demonstrarmos os resultados parciais do nosso trabalho: na noite da última quarta-feira (19/06/2013), a comunicação intitulada "Escrevendo a história do município de Queimados - RJ: experiências possíveis, no âmbito da História Pública" foi apresentada pela professora Claudia Costa, durante as atividades previstas pela Semana de História da FEUDUC.
A proposta do trabalho se pautou na tríade: pesquisa, preservação e divulgação, para abordar as ações empreendidas por nós, do Memória, Pesquisa e Patrimônio Histórico de Queimados.  Tendo como eixo, as possibilidades introduzidas pela prática da História Pública, foi demonstrado um pouco das ações desenvolvidas, ao longo dos quatro anos de dedicação aos estudos das  interações possíveis entre as memórias e a escrita da história de Queimados, e sua interface com o público acadêmico ou não. 
Profª. Claudia Costa inicia a apresentação sobre as ações
desenvolvidas pelo Memória, Pesquisa e Patrimônio
Histórico de Queimados. 
Acreditamos que os saberes produzidos em centros de pesquisa histórica e universidades devam ter uma circulação que extrapole os muros do meio acadêmico e estejam acessíveis a um número cada vez maior de pessoas.  Acreditamos, ainda, que as ações que visem a esse objetivo contribuem para colocar em questão o exercício da cidadania, por meio da democratização do conhecimento e oportunidade de construção do saber.
Assim, aproveitamos o espaço para agradecer à gentileza do convite da comissão organizadora da Semana de História FEUDUC que, confiando na seriedade do nosso trabalho, proporcionou um interessante debate sobre diversos aspectos da história da Baixada Fluminense, nessa noite de quarta-feira...

Apresentando o blog para o público atento, composto por alunos da
FEUDUC: o evento oportunizou um ótimo debate sobre história da
Baixada Fluminense.

3 comentários:

  1. Parabéns para esta dupla incansável, que leva e eleva a história de Queimados à tira colo e no coração a todos cantos e recantos. Cabe aos nossos governantes federais, estaduais e principalmente municipais olharem com carinho e respeito o nosso trabalho e concretizar o meu
    sonho, que é ter o nosso espaço (Museu) com todas as informações coletadas e as que ainda estão por vir... Preservar a memória de Queimados é como alimentar o cérebro de sua história. Somos a própria história! Os cidadãos queimadenses merecem respeito! Alienação não!

    ResponderExcluir
  2. Adoro o trabalho de vocês. É um orgulho ver Queimados por vocês. Façam mais, mais e mais.

    ResponderExcluir
  3. Agradecemos a confiança depositada em nosso trabalho e esperamos estar retribuindo, à altura, a todos os queimadenses [de nascimento ou não], por meio dos resultados obtidos com nossas pesquisas.
    Quanto ao sonho do museu, Fátima Muniz, como já dizia o poeta-maluco-beleza Raul: "Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade." Sonhemos juntos!!! :)

    ResponderExcluir