sexta-feira, 24 de junho de 2011

"Patrimônio histórico do Rio está em ruínas"

Igreja de São Joaquim da Grama - Rio Claro - RJ
http://turismovaledocafe.blogspot.com/
"A igreja São Joaquim da Grama, construída em 1809, no município de Rio Claro, e tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) está desmoronando, abandonada pelo poder público.  A bela e bicentenária igreja foi erguida pelo rei do café no Brasil, comendador Joaquim de Souza Breves, e faz parte de nossa História.  Deveríamos nos preocupar e dar mais valor, na prática, a esses monumentos, e não apenas fazê-los constar de documentos burocráticos."
Sebastião Wagner Berriel

O texto acima foi pulicado hoje (24/06/2011), na coluna Eu-repórter do jornal Extra.  Nele, o leitor Sebastião Wagner Berriel alerta para o descaso ao Patrimônio Histórico da cidade de Rio Claro, na região fluminense conhecida como Vale do Café, em função das antigas fazendas, igrejas e prédios, datados da época em que o local era um dos focos produtores do café brasileiro.  A denominação Vale do Café é comumente utilizada como atrativo turístico para a região.  Entretanto, o que podemos ver é mais um exemplo de desvalorização de prédios que, apesar de tombados, se encontram em ruínas.
Ao refletirmos sobre lamentável situação, denunciada por Sebastião Berriel, não podemos deixar de assinalar a precariedade dos recursos investidos na preservação do Patrimônio Histórico da nossa região.  A Baixada Fluminense tem sua história atrelada ao chamado Vale do Café, na medida em que a produção cafeeira descia a serra e percorria os caminhos terrestres, fluviais e, depois, ferroviários que cortavam essa região.  Aqui, como lá, existe um variado acervo patrimonial que reclama a atenção e a criação de políticas públicas que visem a sua preservação.  Bem perto de nós, a igreja de N.Srª. da Conceição, no centro de Queimados, encontra-se em precário estado de conservação, embora seja também objeto de tombamento pelo INEPAC.  Em seu exterior, paineis pintados recentemente, bem como os refletores instalados em suas paredes, descaracterizam sua arquitetura original.  Lembramos ainda que a mesma igreja já foi parcialmente reconstruída depois de seu teto simplesmente ruir, na década de 1940, vítima de revoltante descaso.  Além dessa igreja, que outros testemunhos do passado podemos identificar na cidade? Será que ainda existem construções preservadas, que ajudem a contar nossa história? Por que será que esses testemunhos do passado são tão raros ou pouco preservados? Precisamos expandir nossa consciência nesse sentido...    





2 comentários:

  1. Olá professores, eis um problemas muito sério na baixada Fluminense. Como anda a recuperação ou preservação das ruínas do parque Ipanema? Já perdemos a estação de Queimados e estamos perdendo a estação de Japeri. O que se pode fazer para tombar estas riquezas. Abçs!

    ResponderExcluir
  2. Quero fotografar este monumento para minha página

    ResponderExcluir